segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Freguesias: Assembleia Municipal de Mogadouro prevê redução de 28 para 22

A Assembleia Municipal de Mogadouro aprovou hoje, por maioria, uma proposta apresentada pelo executivo camarário, que prevê a redução das atuais 28 freguesias do concelho para 22, no âmbito do novo mapa administrativo.
"A proposta serviu para que a lei que rege a reorganização administrativa apresentada pelo Governo não lesasse ainda mais os interesses das freguesias do concelho, dando voz aos seus representantes para definirem o futuro", disse à Lusa o presidente da autarquia, Moraes Machado.
Na proposta apresentada será criada a União das Freguesias Remondes e Soutelo, tendo como limites territoriais o somatório das áreas das atuais freguesias de Remondes e Soutelo.
A sede desta União de Freguesias será Remondes.
Por outro lado, haverá ainda a fusão das freguesias de Brunhosinho, Castanheira, Sanhoane, resultando desta união, uma freguesia com cerca de 292 habitantes, com sede em Sanhoane.
A freguesia de Mogadouro, a maior do concelho, passará a englobar, por agregação, as atuais freguesias de Valverde, Vilar do Rei e Vale de Porco, tendo como limites territoriais o somatório das áreas das referidas freguesias.
A freguesia de Mogadouro continuará a ser a única de cariz urbano em todo o concelho, dando lugar a um agregado com cerca de 3.912 habitantes.
A Câmara de Mogadouro deixou ainda claro no documento apresentado à Assembleia Municipal que a freguesia de Ventoselo, apesar dos seus 146 habitantes, manterá, para já, o atual estatuto.

FYP.
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário