sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Manifestação em Macedo no último dia do helicóptero do INEM

É mais uma manifestação em Macedo de Cavaleiros para defender a manutenção do helicóptero do INEM naquela cidade.
A população transmontana volta a ser convocada para sair à rua, no domingo, e concentrar-se junto ao heliporto municipal.
É o último dia que o meio aéreo de emergência médica vai estar no distrito. Segunda-feira será transferido para Vila Real.
“A concentração está prevista para as 15 horas e pedimos às pessoas que vão da maneira que puderem, de carro de bois, de burro ou até de carro funerário e que coloquem nas janelas e nas varandas uma tarja ou um saco de plástico preto para mostrar que estamos de luto pela saída deste meio que é muito importante para a região”, refere Ilídio Mesquita, que organizou a concentração que decorreu no dia 15 de Setembro volta a encabeçar a luta.
“Queremos mostrar isso especialmente ao presidente do INEM para que perceba que o helicóptero estar em Bragança ou em Vila Real não é a mesma coisa e ele sabe isso muito bem”, acrescenta, salientando que “ele afirmou recentemente que esta deslocalização é para a poupança de 2,5 milhões de euros. Por isso, não é por razões de saúde mas pura e simplesmente economicista”.
Ilídio Mesquita espera uma maior participação. “Espero que seja uma grande manifestação e inclusive que seja superior à anterior”, afirma. “Estivemos um pouco hesitantes porque estávamos à espera que saísse o resultado da providência cautelar, mas como não aconteceu avançámos com esta iniciativa”, conclui.
O Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela ainda não decidiu sobre a providência cautelar interposta pelos 12 autarcas do distrito de Bragança nem vai decidir pelo menos até ao dia 10 de Outubro.
Ao que a Brigantia apurou ainda estão a decorrer diligências no sentido de ouvir diversas partes.
O último despacho feito pelo juiz, que está a analisar o caso, tinha essa data como prazo para resposta. Só depois disso é que o magistrado poderá tomar uma decisão.
O presidente da câmara de Torre de Moncorvo, que liderou a iniciativa, esperava que a providência cautelar fosse deliberada até ao final deste mês. Procurámos falar com Aires Ferreira, mas até ao momento ainda não foi possível.
Em Vila Real, o helicóptero do INEM vai ficar estacionado junto ao hospital durante o dia, mas por falta de iluminação, à noite vai ficar baseado no aeródromo municipal. Uma situação que vai obrigar as equipas médicas a deslocar-se numa VMER até ao aeródromo.
Com esta transferência de região, o distrito de Bragança é reforçado com três ambulâncias SIV (Suporte Imediato de Vida), que também vão entrar em funcionamento na segunda-feira em Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Vila Nova de Foz Côa.
Hoje vão ser assinados protocolos entre o INEM e os bombeiros de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor para que estas corporações passem a dispor de Postos de Emergência Médica. Vão ficar equipadas com ambulâncias do INEM e apetrechadas com desfibrilhador.
Desta forma, o distrito de Bragança será o primeiro do país a ter todos os concelhos servidos com ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário