terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jornadas Municipais de Empreendedorismo estimulam a criação de emprego

Decorreram em Macedo de Cavaleiros as Jornadas Municipais de Empreendedorismo da 3ª edição do Prémio EDP Empreendedor Sustentável – Sabor 2012.
O Turismo: natureza, cultura e gastronomia esteve em destaque na iniciativa que, de acordo com Duarte Moreno, Vice-Presidente do Município, procurou “sensibilizar os empreendedores para a criação do próprio emprego, tendo como base a promoção dos recursos do território, nomeadamente um turismo que nas suas diversas vertentes oferece muitas oportunidades.”
Nas anteriores edições, o Prémio EDP, que além de um prémio monetário, garante formação e consultoria aos empreendedores, ajudou à criação de 60 novas empresas nos cinco concelhos abrangidos pela Barragem do Sabor. Em Macedo de Cavaleiros foram criadas 20, sendo 5 delas premiadas.
André Vaz, da Apidolce, foi um dos premiados na 1ª edição, considera a sua participação como “uma experiência enriquecedora que veio colmatar algumas lacunas na implementação do projeto.” Para o apicultor o concurso “veio não só acelerar o processo de instalação da empresa, como consolidá-la, mercê dos contactos e da projeção conseguidos.”
Já Carlos Fernandes, distinguido na 2ª edição, com a empresa “Sucesso Prodígio” de produção e comercialização de caracóis, considera que “a EDP, através da SPA e da Câmara Municipal, foi uma alavanca muito boa que permitiu transformar uma ideia talvez algo excêntrica, num mercado sério de negócio.” O projeto prevê “um investimento inicial de 110 mil euros e a criação de 3 postos de trabalho diretos e 2 indiretos.
Está agora com uma produção embrionária de cerca de 100 metros quadrados, com perto de 30 mil unidades de todos os tamanhos.” A nova fase deste concurso de empreendedorismo “tem já 40 candidaturas apresentadas, devemos aceitar mais umas 40, tendo como objetivo chegar aos 30-35 projetos”, referiu Cristina Coelho da SPA Consultadoria, parceira de desenvolvimento da EDP.
A responsável defende que “os projetos são cada vez mais qualificados, com gente qualificada e focada em mercados globais. São negócios que nascem já com a ideia de vender para fora do país. Temos também aqui a novidade do programa de Erasmus para empreendedores, que irá possibilitar o usufruto de estágios em outras empresas na Europa ao abrigo de bolsas pagas pela União Europeia”.
As candidaturas decorrem até ao dia 15 de dezembro, podendo ser realizadas no Município de Macedo de Cavaleiros (278 420 420) ou através do site
www.iniciativaglocal.eu.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário