quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Freixo de Espada à Cinta: Adega lança primeiros 2.500 quilos de azeitonas Negrinha de Freixo certificadas como DOP


A Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta (ACFEC) lançou no mercado os primeiros 2.500 quilos de azeitona proveniente de uma espécie autóctone, com a chancela de Denominação de Origem Protegida (DOP).
"A região de Freixo de Espada é rica na produção da azeitona Negrinha, só que até ao momento não se encontrava no mercado devidamente embalada para ser comercializada",explicou o presidente da ACFEC, José Santos.
Trata-se uma azeitona de pequena dimensão, da variedade Negrinha, que é consumida após tratamento ou em salmoura. 
A cooperativa há já alguns anos que colocou no mercado diversos lotes de azeite proveniente da variedade autóctone da azeitona "Negrinha de Freixo".
"A azeitona Negrinha de Freixo é uma variedade que está mais vocacionada para a conserva do que propriamente para a produção de azeite, mas, sabendo aproveitar as suas qualidades, conseguimos obter dois bons produtos olivícolas", acrescentou o dirigente.
No campo da produção de azeitona de conserva, aquela estrutura agrícola está a dar os primeiros passos, com a produção das primeiras duas toneladas e meia de azeitonas provenientes de agricultores que quiseram certificar o seu produto com a chancela DOP. 
"Esta é primeira vez que uma entidade certificadora confere a DOP à Negrinha de Freixo. Com este reconhecimento colocamos no mercado a azeitona embalada em unidades de 250 gramas, nesta fase", explicou José Santos.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário