domingo, 23 de dezembro de 2012

Sendim - Centro Sons da Terra guarda importante registo da cultura peninsular


O Centro de Música Tradicional Sons da Terra (CMTST), em Trás-os-Montes, foi alvo de uma intervenção que rondou os 75 mil euros. Investigadores, estudantes, público em geral podem aceder a um arquivo composto por milhares de documentos sobre as tradições etnográficas, orais e musicais peninsulares.
«Com a intervenção, os visitantes e investigadores terão uma maior liberdade para aceder aos materiais que procuram, já que o centro está agora dividido em biblioteca, fonoteca, arquivo fotográfico, sala multimédia entre outros equipamentos ao dispor de quem estudar a cultura das nossas gentes», disse o director do CMTST, Mário Correia.
O espaço cultural dispõe de um acervo único em toda a Península Ibérica composto por mais de um milhar de horas de registos fonográficos e musicais digitalizados, sendo que mais 90 % são provenientes do Nordeste Transmontano, com destaque para a cultura e língua mirandesa.
A fonoteca é composta por mais de 7.500 discos documentais da música folclórica e tradicional, oriunda das mais diversas regiões do país e da Europa.
A estes materiais de investigação, que estão compilados e organizados, juntam-se mais de 3.500 livros e um arquivo composto por mais de 60.000 fotografias digitalizadas, que estão ao dispor de quem visita do CMTST.
«Este espaço cultural é dirigido a estudantes de antropologia, etnomusicologia, músicos da corrente folk que procuram documentação para recriarem futuros temas musicais», frisou o responsável pelo centro.
Segundo Mário Correia, um conhecedor deste género de realidade cultural, «o CMTST é o único espaço do género em todo o país e um dos mais importantes da Península Ibérica, já que devido ao seu acervo é anualmente visitado por algumas centenas de pessoas ligadas ao estudo e investigação das tradições».
Parte dos elementos culturais de Trás-os-Montes, Beiras, Minho e da província espanhola de Castela e Leão e Galiza, estão ali representados.
«Não podemos estudar as tradições culturais transmontanas sem as enquadrar num contexto peninsular devido à proximidade com os povos galegos e castelhanos», destacou o também investigador.
O espaço cultural está sediado na vila nordestina de Sendim, concelho de Miranda do Douro, e ocupa o espaço de uma antiga residência paroquial, a qual foi alvo de uma intervenção de fundo que contou com fundos do PRODER, Freguesia de Sendim e Câmara de Miranda do Douro.

in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário