quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Basquetebol Adaptado - Mirandelense vai ao Campeonato da Europa


Paulo Araújo tem 23 anos, reside na aldeia de Contins (freguesia de Carvalhais), concelho de Mirandela. Nasceu com a espinha bífida – uma má formação congénita - e já foi submetido a 17 intervenções cirúrgicas para tentar aumentar o seu grau de mobilidade. 
Atualmente, tem 90 por cento de incapacidade e socorre-se da sua cadeira de rodas para se movimentar. Começou a praticar basquetebol adaptado com 11 anos, incentivado por um amigo mais velho que praticava a modalidade na Escola Agrícola de Carvalhais. Emprestou-lhe uma cadeira de rodas já com alguns anos de uso e começou a sua aventura na modalidade. 
No entanto, como não havia competição, Paulo Araújo decidiu ingressar na equipa da ASCUDT (Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes), em Bragança, que tinha algumas pessoas a praticar. O problema é que os restantes colegas de equipa já tinham idade avançada e começaram a desistir. 
Durante meio ano esteve parado até que surgiu nova oportunidade na APD (Associação Portuguesa de Deficientes), em Chaves, cujos dirigentes prometeram ao Paulo que o projeto desportivo passava por competir no campeonato nacional. Tal não veio a acontecer, e os jogos eram apenas amigáveis deitando por terra a possibilidade de concretizar o sonho do Paulo de jogar ao mais alto nível e ser chamado à seleção nacional. 
Até que, há quatro anos atrás, após a realização de um torneio, surgiu um novo convite, oriundo da Associação de Deficientes Aguiarenses (ADA), de Vila Pouca de Aguiar, e desta vez foi mesmo a valer com a integração no campeonato nacional. “Estou a gostar muito da experiência de jogar na primeira divisão e de jogar ao mais alto nível”, conta. Sempre a impressionar com grandes exibições, foi com alguma naturalidade que o Paulo conseguiu, finalmente, concretizar o seu sonho, de ser convocado para a seleção nacional. Primeiro a de Sub/23 e agora a equipa principal que vai marcar presença no campeonato da Europa, que vai decorrer entre 18 e 21 de Julho, na Áustria.
Os olhos de Paulo brilham e a voz fica trémula, quando recorda essa boa nova recebida no início do ano. “ É o melhor que há e tenho um enorme orgulho em vestir a camisola do meu País”, confessa. Neste momento de euforia, o jovem não esquece aqueles que sempre têm estado ao seu lado nesta caminhada. “Tenho muito a agradecer aos meus pais e à sua persistência em ajudar, principalmente o meu pai que me transporta aos treinos semanais e aos jogos”, diz. No entanto, Paulo confessa que não foi fácil chegar até este patamar. 
A modalidade tem poucos apoios e os custos são muito elevados. Só a cadeira especial que adquiriu recentemente para praticar basquetebol adaptado custa cerca de três mil euros. “Foi difícil juntar o dinheiro, mas com a ajuda dos meus pais e de alguns patrocínios que conseguimos num peditório foi possível comprar esta cadeira de rodas”, explica. 
Paulo não tem dúvidas que praticar esta modalidade tem sido um fator de motivação para não esmorecer perante os constantes obstáculos com que diariamente é confrontado na sua vida. 
Por isso, espera que a sua persistência e espírito de sacrifício sirva de motivação para outras pessoas com deficiência. “Praticar esta modalidade ajuda muito a nível físico e psicológico para não estarmos sempre em casa sem fazer nada. Temos de lutar ainda mais que os outros, mas não podemos ter vergonha de nós próprios”, aconselha. Atletismo e Todo o Terreno Para além do basquetebol adaptado, Paulo Araújo gosta de todo o tipo de desporto. “Devoro tudo o que seja competição desportiva”, sublinha. E não pensem que é apenas mais um espetador de bancada. Paulo já praticou atletismo há alguns anos. “O problema é que em Portugal as provas são raras, o mais perto é em Espanha e também não se pode treinar porque não há em Mirandela uma pista de atletismo”, afirma. 
O jovem mirandelense revela que os seus treinos tinham de ser feitos na estrada que liga Contins a Mirandela e por isso decidiu abandonar a modalidade. Para além disso, Paulo é um fanático por desportos radicais, não se inibe de conduzir, e bem, uma moto-quatro com muita destreza e habilidade. “Participo em alguns encontros de todo o terreno e raids que se realizam pelas redondezas”, acrescenta este motard que é associado do Moto Clube de Mirandela.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário