quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Mirandela - Feira da Alheira


Provas de alheiras, de vinho e de azeite, seminários, exposição e venda de produtos regionais, tasquinhas e uma mostra de artesanato são algumas das iniciativas que a tradicional Feira da Alheira de Mirandela tem para oferecer na edição de 2013. O certame decorre a 18 e 19, 25 e 26 de Fevereiro e a 3 e 4 de Março.
Durante três fins-de-semana consecutivos haverá provas de alheiras, de azeite e de vinhos em diferentes pontos do recinto da feira (Parque de Exposições da Reginorde), que vai contar, em 2013, com cem expositores, distribuídos por dois pavilhões e uma tenda exterior.
No dia 19 de Fevereiro o destaque vai para as Jornadas da Caça ao Tordo, que começam às 6h00.
«Petiscos entre Amigos» é a iniciativa que acontece na tarde do mesmo dia, pelas 15h00. Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela terão, então, a oportunidade de apresentar uma sessão de cozinha regional ao vivo.
A 24 de Fevereiro o auditório municipal de Mirandela é palco de uma palestra sobre «A PAC após 2013», que contará com as presenças de Luís Mira, secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CPA) bem como com o presidente, João Machado. Em discussão estarão as reformas da Política Agrícola Comum e as implicações destas em Portugal.
A II Edição da Montaria da Feira da Alheira de Mirandela começa às 7h30 da manhã do dia 25 de Fevereiro. Durante a manhã vai decorrer, ainda, um percurso pedestre, assim como um curso de provas de vinhos de Trás-os-Montes (Auditório Municipal de Mirandela).
Outro palco de debate será promovido pela Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Mirandela, com o seminário (a 3 de Março, pelas 10h00) «A Alheira é um alimento transformado em cultura».
O momento alto deste dia chega pelas 20h00 com a «Festa da alheira de Mirandela - homenagem a um povo, elogio à sua cultura». O tributo a este enchido tradicional culminará com a animação musical da Band’Alheira.
Entretanto, a 4 de Março, vai realizar-se a Conferência «Criatividade e desenvolvimento sustentável em turismo», promovida pelo Instituto Politécnico de Bragança. O restante dia será preenchido com provas comentadas de azeite e vinhos da região.
Durante todo o certame o público pode deliciar-se com os sabores transmontanos no espaço de Tasquinhas que funcionará no recinto do parque de exposições, onde estará também patente um espaço de mostra e venda de produtos locais.
A organização estima que 75 mil pessoas visitem o evento este ano.
A Feira da Alheira de Mirandela é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM) e pela autarquia local.


Local: Mirandela 
Horários: Das 10h00 às 20h00
Links: Programa 
Contactos: Telefs: 278 261 085
Email: feira.alheirademirandela@gmail.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário