quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bragança - Contos de Leonor Mexia representados por alunos da Augusto Moreno

A escritora Leonor Mexia veio a Bragança na passada quarta-feira para assistir à encenação de excertos do seu livro “A caixa da avó Maria” pelos alunos do 4º ano do 1º Ciclo da Escola Augusto Moreno. 
A iniciativa está inserida no plano anual de atividades do Agrupamentos de Escolas Abade de Baçal, designada Encontro com Escritores. 
A encenação foi incluída no projeto ‘Escritores, Críticos e Criativos’ e contou com a colaboração da Porto Editora. “Numa primeira fase a encenação dos contos aconteceu no Clube de Teatro, para o 1º Ciclo, como resultou muito bem decidimos avançar com esta ideia”, explicou a professora Maria da Luz, da Escola Augusto Moreno. 
Em todas as turmas os alunos do 4º ano fizeram a leitura dos contos aos outros estudantes de anos anteriores. “É o sonho de qualquer escritor ver os seus textos em teatro”, afirmou Leonor Mexia. 
A escritora ficou surpreendida e feliz por ver os seus textos representados por crianças, tanto mais que foi a primeira vez que foram encenados. “Este livro trata de um tema delicado para os mais novos, pois fala da morte da avó do João. Não é muito usual falar do tema da morte em livros para um público infantil”, explicou Leonor Mexia, que desta forma quis ajudar a falar de um tema difícil. “Também é para ajudar os mais novos a ultrapassar um momento difícil na vida. 
Escrevi o livro para o meu filho para o ajudar a tratar a morte da avó e como vi que o ajudou, achei que valia a pena ajudar outras crianças”, referiu. As escritora procurou falar do tema de uma forma simples. “Explicando que só há morte porque há vida. O importante é reter as coisas bonitas da vida e as memórias que as pessoas nos deixaram. Há coisas muito mais importantes e valiosas que os bens materiais que as pessoas nos possam deixar”, acrescentou. 
A Escola Augusto Moreno ganhou o terceiro lugar de um prémio internacional lançado pela Porto Editora com o conto “As pulgas Saltitonas”, escrito por crianças do 3º e 4º anos, que foi entregue na Póvoa de Varzim. Ganharam ainda o primeiro prémio das Quadras de S. Martinho e o primeiro prémio do Conto de Natal, ambos atribuídos pela câmara municipal de Bragança. 
No rol de galardões conta ainda o primeiro prémio do concurso Natal com Ciência, do Centro Ciência Viva de Bragança.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário