quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Em Bragança doam-se brinquedos para as crianças de Timor

Encher um contentor com concerto no próximo sábado no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
Em vez de dar dinheiro, doar um brinquedo: esta é a proposta do Agrupamento de Escolas de Vinhais aos espectadores do concerto que organiza neste sábado em Bragança, para encher um contentor destinado às crianças de Timor-Leste.
A ideia partiu de uma educadora de infância do agrupamento transmontano, Helena Gonçalves, que esteve seis meses a trabalhar em Timor-Leste no âmbito das parcerias entre aquele país e Portugal, na área da Educação.
Regressada a Vinhais, a docente desafiou a direcção do agrupamento a abraçar um projecto para apoiar os alunos carenciados de Timor, que foi aceite e culminará neste sábado com o concerto solidário: “Um sorriso para Timor”, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
O presidente do Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais, Rui Correia, disse esperar que "o resultado seja bom" para conseguir juntar "o máximo de brinquedos e jogos" que for possível.
O desejo dos promotores é “conseguir angariar um contentor (de material)”, cuja logística de transporte será financiada pela Câmara Municipal de Vinhais, parceira neste projecto.
Se o resultado “for mais, ainda melhor”, defende Rui Correia.
À iniciativa associaram-se outras entidades da região como os bombeiros, um centro comercial, a Câmara de Bragança, o Instituto Politécnico de Bragança e a responsável pelo concerto de sábado à noite, a Banda Filarmónica de Bragança, que actuará de forma gratuita.
Rui Correia pede às pessoas “que levem um brinquedo, um jogo, um livro, para poderem também, assim, contribuir para que este contentor vá o mais cheio possível para as crianças de Timor-Leste poderem brincar”.
O material será entregue junto das escolas de referência do programa de parceria entre os governos de Portugal e de Timor.
Além do concerto, existem vários pontos de recolha junto das entidades parceiras, onde pode ser doado material, inclusivamente nos estabelecimentos de ensino que fazem parte do agrupamento de Vinhais.

in:publico.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário