segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Troca de sementes tradicionais em Duas Igrejas


Partilhar sementes para preservar as culturas tradicionais da região. Este é o principal objectivo do projecto “Ervas, Sementes e Saberes da Terra Fria Transmontana”, promovido pela Associação ALDEIA. 
Este sábado a população de Duas Igrejas, em Miranda do Douro, foi desafiada a participar numa troca de sementes. A presidente da Aldeia, Isabel Sá, diz que estas iniciativas procuram contrariar a tendência actual de adquirir sementes e cultivar os hábitos de antigamente, em que as sementes passavam de geração em geração.
“Pretendemos sobretudo sensibilizar as pessoas para a importância de preservar as sementes tradicionais e proporcionar a troca entre elas para que estas variedades não se percam. São sementes que estão em risco de erosão. 
Algumas pessoas já deixaram perder algumas sementes, acabam por comprar sementes que na sua maioria são estéreis e acabam por perder o hábito de propagar estas variedades”, salienta Isabel Sá.
Os habitantes de Duas Igrejas aproveitaram esta iniciativa para adquirir sementes que foram perdendo longo do tempo e não deixaram de partilhar aquelas que recolheram durante o ano passado. “Trouxe a semente do linho e agora vou levar semente de milho de vassouro, de feijão e de cabaça. Vou semeá-las para produzirem e para ficarem para o ano”, realça Ana Miguel, de Duas Igrejas.
Também Eduardo Pires costuma guardar as sementes de uns anos para os outros e fez questão de partilhar as sementes das tradicionais cabaças mirandesas.
A Associação ALDEIA vai continuar a promover a troca de sementes nos concelhos da Terra Fria, para ajudar a população a continuar a produzir para comer.

Escrito por Brigantia

1 comentário:

  1. O ser humano esqueceu que a água vem da chuva e a comida vem do solo.
    Passamos a acreditar que a água e o nosso alimento são produtos de uma corporação.
    Vandana Shiva

    ResponderEliminar