segunda-feira, 25 de março de 2013

Dia Mundial da Árvore


O Município de Bragança, sob coordenação do vice-presidente Eng. Rui Caseiro, assinalou o Dia Mundial da Árvore, no dia 21 de março de 2013, envolvendo 26 IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Bragança, pela entrega de cerca de 54 árvores.
O Dia Mundial da Árvore foi comemorado ainda, de uma forma inédita, no dia 21 de março, pela cedência da manutenção de um espaço verde à APADI (Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual).
O espaço verde agora cedido, localizado no Bairro S. Sebastião, Loteamento S. José, na Rua Coronel Miguel Rodrigues, será cuidado e embelezado pelos clientes e monitores da APADI, sob orientação técnica da Câmara Municipal de Bragança, e tem em vista proporcionar a atividade lúdica ao ar livre ao mesmo tempo que o exercício de uma cidadania coletiva ativa, enaltecendo a dignidade e a participação da pessoa do diminuído intelectual na vida da comunidade. Trata-se de uma ideia que poderá ser alargada a outras IPSS e instituições.
Esta ação enquadra-se na estratégia de Bragança Ecocidade, pela importância dada aos espaços verdes no meio urbano como elementos essenciais na qualidade de vida, apostando o Município de Bragança, de forma decidida, no incremento de espaços verdes, passando de uma área de 28653 m2 em 1998, para 420.292 m2 em 2012, valor que permite proporcionar 15,2 m2/hab. de espaço verde, valor acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúde.
Na cidade de Bragança existem aproximadamente 4650 árvores de alinhamento (junto a passeios, separadores e artérias viárias). Na Zona de intervenção POLIS foram plantadas cerca de 2000 árvores. Nos diversos jardins da cidade, nomeadamente na Braguinha, Eixo Atlântico, Brasileira, Bartolomeu de Gusmão existem aproximadamente 650 árvores. No âmbito das intervenções efetuadas na Circular Interna e no Parque Verde da Coxa, foram plantadas em 2012 cerca de 100 árvores. Assim, poderemos dizer que na cidade de Bragança existem aproximadamente 7400 árvores, sendo que nos últimos 8 anos foram plantadas cerca de 5 mil.
fotografias_Dia Mundial da Árvore fotografias_Dia Mundial da Árvore (2.994 Kb)

in:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário