terça-feira, 26 de março de 2013

Mirandela - Festival Gastronómico do Rancho


A 21 de Abril, a partir das 12h00 o pão, o vinho e o Rancho de Mirandela estarão à prova no mercado municipal. Vários restaurantes do concelho irão ocupar as barraquinhas tradicionais naquela espaço onde a gastronomia transmontana irá fazer as delícias dos visitantes.
Por seis euros é possível provar o Rancho, preparo culinário da cozinha transmontana, bem acompanhado com pão e o vinho da região. A organização oferece, ainda, a cada pessoa uma tigela em barro comemorativa do festival.
Grupos de música tradicional irão animar o certame ao longo de todo o dia.
Recorde-se que o Rancho é prato muito arreigado à cozinha transmontana e do Alto Douro, sendo esta altura do ano o período mais apropriado para a sua confecção e consumo, dado ser um preparo de proporções generosas.
O prato é composto por toucinho, chouriço, chouriço de vinho, farinheira, couve, massa, grão, batata e cenoura. É tudo cozinhado na mesma água que acaba por transformar-se num caldo com todos os sabores dos enchidos.
O evento insere-se numa «aposta da restauração do concelho em sintonia com o município». Isto numa iniciativa que visa «dinamizar a economia local e preservar as tradições da boa gastronomia transmontana», adianta a organização, a autarquia de Mirandela. 

Local: Mirandela
Horários: 12h00
Links:  
Contactos: Telefs: 278 200 200
E-mail: geral@cm-mirandela.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário