domingo, 24 de março de 2013

Vinhais - Novo espaço para divulgar cogumelos com cursos, exposições e cozinha


Vinhais, em Trás-os-Montes, inaugurou um Centro Micológico com exposição, informação, equipamento interactivo e um espaço dedicado à confecção gastronómica dos diferentes fungos que fazem parte da culinária regional.
O concelho de Vinhais é conhecido de estudiosos da micologia, sobretudo espanhóis, pela grande variedade de cogumelos silvestres, agora transformados numa nova atracção local para turistas e apreciadores.
O novo centro localiza-se no Parque Biológico de Vinhais, uma réplica da fauna e da flora do Parque Natural de Montesinho, que atrai 18 mil visitantes por ano e que espera aliciar mais gente com o novo motivo micológico.
Segundo a coordenadora do projecto, Carla Alves, o concelho é conhecido pela «grande variedade» de cogumelos, havendo quem aponte para «três mil variedades» e é aos vizinhos espanhóis, nomeadamente da Galiza, a quem esta abundância mais chama a atenção.
O centro irá promover cursos, demonstrações culinárias, entre outras iniciativas, estando marcado para o último fim-de-semana de Abril o primeiro evento que já conta com a inscrição de 30 espanhóis, de acordo com a coordenadora.
A partilha do espaço com o parque biológico garante oferta alargada aos visitantes, que podem desfrutar de todos os atractivos locais, inclusive do alojamento típico deste espaço de ecoturismo.
A aposta é levar «mais turistas e apreciadores» a este espaço do concelho de Vinhais que nos meses de verão tem «300 visitantes por dia».
Os cogumelos típicos do outono e da primavera são agora apontados como os atractivos para dinamizar as épocas de procura mais baixa.
O Centro Micológico estará dividido por áreas temáticas, uma dedicada aos habitas dos cogumelos, outra sobre as espécies tóxicas, uma terceira sobre a ecologia dos fundos e espaço também para a gastronomia micológica.
Quem participar nos cursos previstos poderá aprender como se fazem tortas, cremes, crepes, guisados e outros pratos à base dos apreciados fungos.
O centro vai também organizar rotas micológicas com saídas de campo e criou um guia com informação sobre as diferentes espécies para segurança de quem se aventurar na exploração deste recurso natural.

in:cafeportugal.net

Sem comentários:

Enviar um comentário