segunda-feira, 24 de junho de 2013

Douro Film Harvest lança "Curtas da Casa" para incentivar produção nacional

O Douro Film Harvest (DFH), que decorre entre 14 e 21 de setembro, lança a segunda edição do "Curtas da Casa", uma competição nacional de curtas-metragens que tem como objetivo incentivar a produção nacional.
DFH é organizado e produzido pela Expanding World e conta com o apoio institucional da Entidade Regional Turismo do Douro.
A organização anunciou hoje que as inscrições para o "Curtas da Casa" estão abertas até 05 de agosto. A edição deste ano atribui um prémio de 2.500 euros ao vencedor. Através desta competição, o DFH quer reforçar a aposta na produção cinematográfica nacional.
Com este concurso, pretende-se ainda estimular a produção e a exibição de curtas-metragens entre toda a região do Alto Douro Vinhateiro e o rio Douro, tendo o duplo objetivo de promover os seus recursos naturais e os seus produtos e resgatar novas interpretações do território através do cinema.
Os filmes têm que ser rodados na região duriense ou no rio Douro e o argumento tem que estar relacionado com os povos, as tradições, as tendências e o imaginário deste território.
Nesta competição podem inscrever-se filmes cuja realização seja exclusivamente portuguesa e cujas produções sejam maioritariamente portuguesas. Só serão admitidos produções de 2012 e 2013.
Os filmes devem ter no máximo 20 minutos e podem ser de diferentes géneros: documentário, ficção, experimental ou animação.
O vencedor desta competição é anunciado em setembro, durante a semana do festival Douro Film Harvest, que decorre entre o Douro e o Porto.
"Mulher Mar", dos gémeos jornalistas Filipe e Pedro Pinto, foi a curta-metragem vencedora da primeira edição "Curtas da Casa".
Também em setembro estreia a curta-metragem "Mau Vinho", realizada por Marcantónio Del Carlo, que foi produzida pelo DFH e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O filme foi rodado em Murça e conta com a participação de estudantes da academia transmontana.
O DFH, lançado há cinco anos, assumiu-se como o primeiro evento de cinema descentralizado do mundo.
O certame combina a colheita dos vinhos produzidos na Região Demarcada do Douro com a sétima arte, associando ainda a música e a gastronomia.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário