quinta-feira, 27 de junho de 2013

POVOADOS DA IDADE DO FERRO E DO PERÍODO ROMANO DESCOBERTOS EM PICOTE

Investigadores da Universidade do Porto (UP) estão a colocar a descoberto um povoado na aldeia de Picote, no concelho transmontano de Miranda do Douro que se pensa ser datado do início da Idade do Ferro. 
"As escavações estão a pôr a descoberto uma estrutura da Idade do Ferro, situada num dos locais onde decorrem as prospeções arqueológicas, enquanto noutro ponto se põem à vista construções que se pensa pertencerem ao período da ocupação romana", avançou Rui Centeno, investigador da UP.
Os trabalhos de prospeção pretendem dar continuidade a escavações que foram efetuadas na década de 50 do século passado, em Picote e que deixaram vestígios de que o local remonta à proto-história, prolongando-se a sua ocupação pelo período de influência romana, até à Idade Média.
"Nesta campanha há também a intenção de fazer a localização das escavações feitas em 1952 por Santos Júnior, que foi igualmente investigador da UP, mas as indicações disponíveis e deixadas por algumas pessoas que participaram nessas escavações, ainda não permitem este ano localizar com rigor o sítio exato", frisou o investigador.
"Apenas temos algumas fotos de fraca qualidade e planta do local onde foram efetuadas as primeiras escavações também não permite detetar o sítio arqueológico inicial", acrescentou Rui Centeno.
Ainda assim, a equipa da UP composta por investigadores e alunos de mestrado, está confiante de que, no próximo ano, o local arqueológico escavado por Santos Júnior, será localizado e colocado a descoberto bem como o seu importante legado pré-histórico e histórico.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário