terça-feira, 23 de julho de 2013

Alminhas junto da ponte de Cernadela

Portugal, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Cortiços
Arquitectura religiosa, barroca. Alminhas de estilo barroco colocadas em nicho de planta quadrada, abobodada, vestígios de pinturas murais e estrutura retabular com figuração de São Miguel segurando a Cruz.
FOTO.00028588
Número IPA Antigo: PT010405100014
Categoria
Monumento
Descrição
Construção de planta quadrada de cantaria de granito. Arranca de uma base com dois degraus sobre a qual se desenvolve um embasamento maçico o qual mostra na fachada a seguinte inscrição: "ESTA OBRA MANDOV / FAZER POR SVA DEVOC/AM LEONARDO IOZE D/A CVNHA ALCOFORA/DO DA VILA DOS COR/TIÇOS NO ANNO D 1766". A parte média mostra uma abertura rectangular encimada por remate em arco redondo a qual se encontra vedada por uma grade simples de ferro. Uma cornija remata todo o contorno da construção rematado por pináculo encimado por cruz. Sobre os quatro cunhais assentam outros quatro pináculos em pirâmide. Coroando a fachada existe uma pedra de armas que encima um pequeno nicho vazio sobre mísula. No interior existe uma representação esculpida em granito do arcanjo São Miguel ladeado por dois anjos caídos e tendo aos pés a figuração de almas entre as chamas do inferno. Duas colunas torsas com capitéis coríntios enquadram a representação e suportam um frontão quebrado com Cristo na Cruz na parte central. Uma abóbada cobre este espaço cujas paredes laterais mostram vestígios de frescos.
Acessos
EN 102-1 (Macedo de Cavaleiros - Mirandela), EM para Cernadela, sobre a ribeira de Carvalhais; Gauss: M-291.7, P-505.0; Fl.77
Protecção
Inexistente
Grau
3 – imóvel ou conjunto de acompanhamento que, sem possuir características individuais a assinalar, colabora na qualidade do espaço urbano ou na ligação do tempo com o lugar, devendo ser preservado em tal medida. Incluem-se neste grupo, com excepções, os objectos edificados classificados como Valor Concelhio / Imóvel de Interesse Municipal e outras classificações locais.
Enquadramento
Rural. Isolada. Junto do caminho à saída da ponte de Cernadela. Rodeada por campos e vegetação densa.
Descrição Complementar
Utilização Inicial
Religiosa: alminhas
Utilização Actual
Religiosa: alminhas
Propriedade
Pública: Igreja Católica
Afectação
Época Construção
Séc. 18
Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido.
Cronologia
1766 - Construção das alminhas a mando de Leornado José da Cunha Alcoforado da Vila de Cortiços.
Características Particulares
Alminhas de construção erudita. Nicho encimado por pedra de armas do promotor da sua construção.
Dados Técnicos
Estrutura mista.
Materiais
Granito, cantarias.
Bibliografia
Documentação Gráfica
Documentação Fotográfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Administrativa
Autor e Data
Paulo Amaral e Paulo Dordio 1996

in:monumentos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário