quarta-feira, 31 de julho de 2013

Bragança - Os heróis do momento

Fomos conhecer a dupla que salvou a criança de quatro anos nas Piscinas do Clube Académico de Bragança
Tem nove anos e é agora conhecido como “o pequeno herói”. Gonçalo Fernandes foi quem salvou a criança de quatro anos, que, no passado dia 16 de Julho, estava inanimada debaixo de água numa das piscinas do Clube Académico de Bragança.
“O garoto estava debaixo de água e eu pensei que conseguia estar muito tempo debaixo de água. Mas depois um garoto muito pesado veio do escorrega e caiu em cima dele e depois eu tirei-o debaixo de água e vi que estava com os olhos e os lábios roxos”, conta o herói.
Gonçalo encheu-se de coragem e não perdeu tempo para tentar salvar a criança, que ao que apurámos não sabia nadar. “Trouxe-o para a berma da piscina e pedi ajuda. Foi quando começou a vir toda a gente e também o enfermeiro que o reanimou”, recorda o pequeno Gonçalo.
O acto de coragem de Gonçalo, que fez com que salvasse uma vida vale-lhe agora o reconhecimento público. “As pessoas dizem-me que sou um herói e que fui muito corajoso. Fico muito feliz e orgulhoso”, confessa.
A mãe de Gonçalo também não cabe em si de contentamento pelo gesto do filho. “Senti-me uma mãe muito feliz, porque tenho um filho que foi muito corajoso, conseguiu salvar uma criança e isso para nós pais é motivo de orgulho”, afirma Ana Jorne.
O Clube Académico de Bragança também está a ponderar fazer uma homenagem ao Gonçalo por ter salvo a criança de quatro anos.
Enfermeiro alerta pais
Para além do Gonçalo, também o enfermeiro Norberto Silva teve um papel fundamental para que esta história tivesse um final feliz. 
“Há um menino que se dirige a mim com um ar apavorado a gritar: ‘Está um garoto morto na piscina’. Dirigi-me rapidamente ao local e vejo uma criança pequena inanimada na berma da piscina. Quando me apercebo que a criança está em paragem respiratória, e nestes casos não temos tempo a perder, iniciei de imediato as manobras de reanimação apropriadas”, conta o enfermeiro-chefe do serviço de Urgência do Hospital de Bragança, que se encontrava nas piscinas com as filhas.
O INEM foi accionado e a criança foi transportada pelos bombeiros para o hospital de Bragança, mas a intervenção inicial foi fundamental para a sua recuperação. “É muito gratificante. No dia seguinte pude falar com a mãe e com a criança e é bom perceber que 24 horas depois a criança teve alta do hospital e foi para casa sem nenhuma sequela do ponto de vista neurológico”, salienta o enfermeiro.
E porque nem todas as histórias têm um final feliz como esta, Norberto Silva deixa um alerta a todos os pais. “ As crianças têm o crânio mais pesado do que o corpo, o que diminui a capacidade de flutuar e rapidamente a criança entra em submersão. Por isso, quero deixar aqui um alerta para todos os pais, que vigiem sempre as crianças nos rios, nas albufeiras, nas praias, nas piscinas, porque infelizmente todos os anos assistimos a histórias tristes”, remata Norberto Silva.
Destaque
Enfermeiro que reanimou a criança alerta os pais para vigiarem de perto os mais pequenos

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário