terça-feira, 23 de julho de 2013

“Do Espírito na Arte” até final de agosto na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues

Armando Lopes expõe até ao final do mês de agosto na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé.
A exposição, a primeira do artista neste espaço cultural, reúne um conjunto de pinturas mas também de Bonsai que representam a versatilidade deste artista e artesão, que tem desenvolvido trabalhos e projetos em diversas vertentes relacionadas com as artes plásticas.
Os trabalhos em couro, a pinturas em tela e cerâmica passando pela bijutaria e mais recentemente pelo cultivo de bonsai de espécies autóctones, têm servido para desafiar o espírito criativo de Armando Lopes. Tal está bem patente nos trabalhos expostos na Casa da Cultura de Alfândega da Fé. Os quadros, que revestem as paredes da Galeria deste espaço cultural, resultam de um processo autodidata e refletem a influência de Kandinsky no percurso artístico do autor. Isso mesmo é referido por Armando Lopes no desdobrável que acompanha a mostra.
“Do Espírito Na Arte é a minha modesta homenagem ao grande mestre Vassilty Kandinsky (1866-1944) mentor e criador da corrente abstrata. A leitura da sua obra literária “do espiritual na arte”, escrita em 1915, foi determinante na descoberta do meu próprio estilo e na compreensão da arte em geral, particularmente na pintura.”
As obras expostas refletem também o percurso do autor. Nascido em Angola em 1961, mas com raízes em Alfândega da Fé, terra que escolheu para viver. Foi também aqui que descobriu a sua mais recente paixão: os Bonsai. Estas criações artísticas completam a exposição. Dividas em duas categorias: os Bonsai e os “Saeikei” (paisagem) ou ecossistemas como o autor prefere designá-los, resultam de um processo de criação artística que valoriza as espécies autóctones. “A inclusão dos Bonsai nesta exposição justifica-se pois estes exemplares assumem-se como uma construção artística, viva e em permanente construção”, explica Armando Lopes.
Estes exemplares são resultado de vários anos de observação, estudo e investigação, que culminaram também no desenvolvimento de um material específico para a colocação dos bonsai. Os tradicionais vasos pesados e dispendiosos foram substituídos por um material criado pelo artista. Uma estrutura inovadora, ultraleve, resistente, térmica e inoxidável que fornece condições de excelência para o crescimento das espécies.
Ao promover a realização de exposições de artistas locais o Município acredita estar a contribuir para valorizar, apoiar e estimular o talento e criatividade destas pessoas. A abertura da Galeria às obras de autores representa a possibilidade de mostrar o trabalho a um público mais alargado, funcionando como uma nova janela de oportunidades.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário