segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Cooperativa de Alfândega da Fé entre as 100 melhores do país

A Cooperativa de Alfândega da Fé comemorou, este sábado, 50 anos de existência. A ocasião foi aproveitada para inaugurar as obras de requalificação do edifício sede e o lagar de azeite.
Uma intervenção que custou cerca de 100 mil euros suportados quase na totalidade pela câmara municipal.  “Aproveitamos esta data para fazer a inauguração das obras de melhoramento dos nossos edifícios, que ao fim de 50 anos, já apresentavam muita degradação e para fazer estes investimentos temos tido o apoio da câmara municipal”, refere o presidente da direcção da Cooperativa de Alfândega da Fé, acrescentando que as obras consistiram no “arranjo de fachadas, substituição de coberturas e telhados bem como a instalação de uma linha de embalamento e rotulagem de azeite”. Além disso, “queremos também fazer um investimento no edifício das câmaras frigoríficas, onde fazemos a triagem da fruta”. A instituição foi distinguida recentemente com o prémio PME Líder, estando entre as 100 melhores empresas agrícolas do país. 
“Este prémio enche-nos de orgulho pois é um sinal de reconhecimento do trabalho de recuperação económica que temos feito nos últimos seis anos”, afirma Eduardo Tavares. Em dia de aniversário, o director regional de agricultura do Norte deixou um alerta.
Manuel Cardoso chama a atenção para a necessidade das cooperativas agrícolas se dedicarem mais à transformação dos produtos porque é nesta área que vão incidir os apoios europeus durante os próximos anos. “O que nos interessa é trazer para a região o máximo de rendimento com as nossas produções e para isso é necessário que haja um sector agro-industrial forte para que os produtos sejam transformados aqui e para que o dinheiro fique cá”, explica o responsável, acrescentando que “o próximo quadro comunitário de apoio vai ter dinheiro disponível para investir nesse campo pois todo o investimento está voltado para a produção de bens transacionáveis”.
Para a presidente da câmara de Alfândega da Fé a cooperativa é um dos motores do desenvolvimento económico do concelho. “Na minha opinião a cooperativa ainda tem um papel muito importante a desempenhar prestando serviços aos agricultores, organizando-os, dar-lhes formação, ser líder na inovação para que eles possam percebem onde é importante investir e ajudar na comercialização dos produtos agrícolas”, refere Berta Nunes.
Para assinalar os 50 anos da Cooperativa de Alfândega da Fé foi ainda lançado um livro sobre a sua história e fundação.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário