quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Recordando

Completam-se hoje, 29/Agosto/2013, exactamente 50 anos, (meio século!!..), que subi, pela primeira vez, à Serra de Nogueira, a fim de assistir às Novenas, “as Novenas da Senhora da Serra”!!!.... consumava-se assim um sonho, um sonho de novidade, de ansiedade, que vinha acalentando desde que ouvia falar na Senhora da Serra e avistava a Capela a partir dos pontos mais altos da minha aldeia, Agrochão, designadamente do Cabeço do Senhor da Piedade, lugar também ele privilegiado!!..
E foi assim!!... a aurora ainda não tinha acordado e já nós partíamos, transportados em muares, que levavam também tudo o necessário para a nossa permanência naquele lugar longínquo, mais perto do Céu, durante aqueles dias de retiro, de oração, de sonho!!... volvidas que foram umas horas, chegava, enfim, à Senhora da Serra!!... creio que a sensação do momento já se me perde nas brumas da minha memória!!... mas foi fantástico!!!.... estava na Senhora da Serra!!... Incrível, estava na Senhora da Serra!!?...
Recordo hoje as aldeias que do alto da Serra pude enxergar, bem como as pessoas que me foram ensinando!!... Recordo o comboio, saído de Bragança a caminho do Tua, cujo fumo começava a aparecer, pela manhazinha, logo que ele passava a ponte do Remisquedo!!... (esta ainda lá se mantém, creio eu, mas a chorar pelo comboio!!....). Recordo pessoas que por lá vi e conheci, alguns dos quais vieram a ser meus colegas no saudoso Liceu Nacional de Bragança, que iria começar a frequentar logo em Outubro, quase à porta!!... Recordo também o Pregador, o Drº Ochôa, que viria a ser meu professor de Religião e Moral, logo nesse 1º Ano, no Liceu; já o conhecia, de vista, desde o Exame de Admissão ao Liceu, que havia feito em Julho desse ano, de 1963!!... Recordo todos aqueles penedos, as linhas do horizonte, o vento, o nevoeiro, a chuva, às vezes, os pequenos almoços de cacau líquido, a água daquela fonte que brotava na encosta a cair para Lanção e Viduedo… Recordo a Capela da Senhora da Serra e a da Santa Teresinha!... Recordo o belo hino que é cantado, a Santa Teresinha, no decurso da procissão da novena!!.... um cântico que sobe no ar puro e o torna ainda mais cristalino!!... Recordo, enfim, aquela curva fatídica, que jamais devia ter sido construída, (mas não foi dela a culpa!!!...), aquela curva que insistentemente me invade a memória e me faz humedecer os olhos e muito mais a alma!!!... foi o meu Tio Zé, tio avô, que me disse…. “vês além aquela curva…..”!!!....
Mas, como é Tempo de Senhora da Serra, quero recordar tudo e todos, e deixo aqui uma saudação, uma saudade, um abraço a todos…

Por: Fins, José Agostinho

Sem comentários:

Enviar um comentário