quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Igreja Paroquial de Mofreita / Igreja de São Vicente

Portugal, Bragança, Vinhais, Mofreita

Arquitectura religiosa, maneirista. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, mais estreita, com sacristia adossada à fachada lateral esquerda. Fachada principal em cantaria, terminada em empena truncada por dupla sineira e sendo rasgada por portal de verga recta, óculo e nicho. Fachadas laterais de cunhais apilastrados, terminadas em friso e cornija, rasgadas por frestas de capialço e, na lateral direita, por porta travessa de verga recta encimada por frontão triangular interrompido. Fachada posterior cega e terminada em empena.
Número IPA Antigo: PT010412100067
Categoria
Monumento
Descrição
Planta longitudinal composta de nave e capela-mor, mais estreita e da mesma altura, tendo adossado, ao longo da fachada esquerda, anexo rectangular e, à lateral direita da nave, pequeno corpo rectangular. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com faixa cinzenta, à excepção da principal, cunhais apilastrados, com as juntas tomadas e pintadas de branco, e terminadas em friso e cornija, sobreposta por beirada simples. Fachada principal em cantaria de granito, de aparelho regular, com as juntas tomadas, com os cunhais apilastrados coroados por pináculos sobre acrotérios galbados, e terminada em dupla cornija truncada por dupla sineira, com dois vãos em arco de volta perfeita, albergando sino, rematada em cornija, coroada por dois pináculos iguais e cruz latina de cantaria central; na face posterior, a sineira possui coberto de tijolo, pintado de branco, com telhado de uma água, rasgada por dois vãos posteriores e um lateral, o qual é acedido por escadas de pedra a partir do coro-alto. 
A fachada é rasgada por portal de verga recta, moldurada, encimada por fresta de arejamento, e óculo quadrilobado; sobre a primeira cornija, lateralmente com cornija criando falso frontão de volutas truncado, abre-se, ao centro, nicho concheado, desnudo, inserido em moldura rectangular bastante saliente. O corpo adossado à fachada lateral esquerda, possui o cunhal apilastrado e termina em meia empena. Fachadas laterais rasgadas, na nave, por duas frestas de capialço, a diferentes alturas, e por uma fresta na capela-mor, na fachada lateral direita; na lateral esquerda rasga-se porta de verga recta, moldurada, de acesso ao coro-alto, precedido por vários degraus resguardados por muro adossado, e na oposta, sensivelmente a meio, portal de verga recta, com moldura ladeada por concheados e encimado por friso com filete relevado central e volutas laterais, e frontão triangular interrompido por cruz latina, de hastes terminadas em flor-de-liz e com elementos fitomórficos laterais, sobre acrotério; no tímpano do frontão surge relevado coração inflamado sobre resplendor e, lateralmente, dois pináculos; o corpo adossado termina em empena e é rasgada lateralmente por vão rectangular, sem moldura e gradeado. 
Fachada posterior terminada em empena, com cunhais coroados por pináculos sobre plintos paralelepipédicos e cruz latina sobre acrotério; na sacristia, abre-se fresta de capialço.
Acessos
Rua das Freiras, Rua da Ribanda
Protecção
Inexistente
Grau
5 - registo em pré-inventário com um preenchimento mínimo dos campos… e pressupondo a existência de um registo iconográfico.
Enquadramento
Rural, isolado, no interior da aldeia, adaptado ao declive do terreno, com fachada principal virada à rua principal que a atravessa. Insere-se em adro, sobrelevado relativamente à estrada, lateral e posteriormente murado, frontalmente pavimentado a paralelos de granito e o restante em terra, pontuado de oliveiras e integrando algumas sepulturas, uma delas inscrita. O portal principal e o adro é acedido por vários degraus. É rodeado por campos de cultivo e, na proximidade e na mesma rua, ergue-se o Recolhimento das Oblatas do Menino Jesus (v. PT010412100068).
Descrição Complementar
Utilização Inicial
Religiosa: igreja paroquial
Utilização Actual
Religiosa: igreja paroquial
Propriedade
Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)
Afectação
Sem afectação
Época Construção
Séc. 16 / 17 / 18
Arquitecto / Construtor / Autor
Desconhecido.
Cronologia
Séc. 16 - provável construção da igreja; séc. 17 - reforma da igreja; foi abadia de apresentação do bispo de Bragança; pertenceu à comarca e concelho de Bragança, passando depois para a comarca e concelho de Vinhais; 1785 / 1847 - data a partir da qual existe documentação relativa à Confraria do Santíssimo Sacramento de Mofreita; séc. 19 - época provável da reforma decorativa da porta travessa da fachada lateral direita; séc. 20 - provável construção do anexo adossado à fachada lateral esquerda; 1989 - transferência da documentação da Conservatória do Registo Civil de Vinhais para o Arquivo Distrital de Bragança;
Características Particulares
Igreja com a fachada principal reformada, possuindo duas cornijas sobrepostas, tendo lateralmente cornija volutada, criando falso frontão interrompido pelas sineiras, e abrindo-se no falso tímpano pequeno nicho. A porta travessa da fachada lateral direita possui entablamento e frontão triangular interrompido, por cruz, e com coração inflamado no tímpano, em alusão à Confraria do Santíssimo Sacramento, e executado possivelmente no séc. 19.
Dados Técnicos
Sistema estrutural de paredes portantes.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada ou em cantaria aparente, com as juntas tomadas e pintadas; elementos estruturais, pilastras, frisos e cornijas, sineira, molduras dos vãos, cruzes e pináculos em cantaria de granito; portas de madeira; cobertura de telha.
Bibliografia
Documentação Gráfica
Documentação Fotográfica
IHRU: DGEMN/DSID
Documentação Administrativa
Arquivo Distrital de Bragança (datas extremas: 1755 - 1899)
Intervenção Realizada
Observações
EM ESTUDO
Autor e Data
Paula Noé 2008

in:monumentos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário