quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Novas estradas sem verbas comunitárias

As estradas para ligar Bragança à Puebla de Sanábria, Vinhais à Auto-Estrada Transmontana e Vimioso a Bragança não são prioridade no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio.
A revelação foi feita, na passada quarta-feira, em Bragança, pelo próprio presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), no âmbito de uma conferência sobre o programa Portugal 2020.
Emídio Gomes admitiu que a construção destas novas estradas pode estar em causa, mas garantiu que a batalha com Bruxelas ainda não está perdida.
“É uma batalha ainda não ganha. Ou seja, A Comissão Europeia ao colocar as estradas em prioridade negativa condiciona que aqueles trechos mais longos, que ainda são importantes, nomeadamente a ligação a Vinhais, à Sanábria ou a Vimioso, efectivamente é algo com que não nos podemos comprometer neste momento, porque seria demagógico dizer que vamos conseguir. É prudente dizer que é um dossier difícil, não perdido, mas difícil de tratar”, afirma o presidente da CCDRN.
Esta é uma questão que preocupa o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias. “As estradas continuam a ser um factor de competitividade e no nosso território atendendo a que ainda temos essa carência o facto de ser uma prioridade negativa preocupa-nos. Temos que ter essa noção e temos que sensibilizar o poder político para que estejam também do nosso lado, no sentido dessas estradas virem a ser concretizadas”, salienta o autarca.
Autarcas reivindicam
Hernâni Dias não tem dúvidas que a ligação de Bragança à Puebla de Sanábria é fundamental. “Temos do lado espanhol uma estação do TGV, que é uma infra-estrutura muito importante para o transporte de mercadorias, e estamos tão próximos, que uma ligação ao lado espanhol seria uma mais-valia para o nosso território”, sublinha o edil.
O autarca de Vinhais e presidente da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes também mostra alguma preocupação com a falta de verbas comunitárias para acessibilidades. Ainda assim, Américo Pereira acredita que estas ligações vão ser construídas. “Estou convicto que esta estrada acabará por ser arranjada ou através de verbas comunitárias ou da própria Estradas de Portugal. De qualquer forma o assunto ainda não está encerrado. Há neste momento um pacote de 100 milhões de euros para acessibilidades e para casos pontuais e eu espero que esta estrada venha a ser incluída neste pacote, sendo certo que a própria CIM já considerou investimentos prioritários a ligação de Vinhais à Auto-Estrada e de Vimioso a Bragança”, remata Américo Pereira.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário