sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

FREIXO DE ESPADA À CINTA: MUNICÍPIO SOFRE RETENÇÃO DE 10% NAS TRANSFERÊNCIAS DO ESTADO

O município de Freixo de Espada à Cinta anunciou hoje que por ter ultrapassado o limite de endividamento em 2011 vai sofrer uma retenção mensal de 10% do montante das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) até perfazer o valor de 1.970,55 euros. 
Segundo um despacho conjunto dos secretários de Estado da Administração Local e Adjunto do Orçamento, publicado o Diário da República de 10 janeiro, o município de Freixo de Espada à Cinta não cumpriu com o limite de endividamento liquido no final de 2011, contrariamente ao registado em 01 de janeiro do mesmo ano.
A presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas, diz que serão retidos mensalmente 36.339 euros até que seja atingido o montante de 1.950,55 euros.
"O município de Freixo de Espada à Cinta, no ano de 2011, embora tenha cumprido com os limites de endividamento de curto e de médio e de longo prazo, não cumpriu o limite de endividamento líquido", explicou a autarca social-democrata.
A decisão vai tornar "mais complicada" a gestão da autárquica ao longo de pelo menos dos próximos quatro anos.
"O corte de quase dois milhões de euros vai exigir muita contenção nas despesas correntes e muita imaginação, estando já à cabeça o encerramento da piscina coberta aquecida e a poupança na aquisição de consumíveis porque se acabaram as obras de fachada", acrescentou.
Agora, o executivo liderado por Maria do Céu Quintas, refere que a salvação passa por candidaturas, entretanto aprovadas, a fundos do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) e do Fundo Reequilíbrio Financeiro.
"Houve no passado erros de gestão que agora nos vão complicar a vida, pelo menos durante este mandato e os fundos FEF não chegam para as despesas correntes", reconheceu.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário