quinta-feira, 13 de maio de 2021

Noticias da aldeia

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)

Lá estava ele, junto à capela, à soalheira e batia com o pico na pedra... numa melodia certinha...com rigor e paciência, como quem tem o tempo todo do mundo e não tem pressa e não vai a lado nenhum... Ficou ali... como toda a aldeia, suportando, sem um lamento, o rigor do inverno frio e nevado e o calor do verão cheio de cigarras e calmaria.

E a pedra vai cedendo ao jeito da mão... à persistência do pico e ao vagar da tarde. No final do dia a pedra terá um buraco redondo... e perfeito... de lado a lado. Então outra vez, a porta que tombou a força dos anos e de vidas terá um novo assento!... um novo ciclo...milhares de anos repetido... a porta cumprindo-se, outra vez, vai abrir e fechar, girando suavemente na pedra onde assenta.
O vizinho orgulhoso abre e fecha a sua porta.
... e fica contente... e eu também!


Fernando Calado
nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário