quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Mil diabos vão sair à rua em Vinhais

A 8 de Março as ruas de Vinhais vão pintar-se de vermelho. Sai à rua a procissão “Com mil diabos”.
O concelho de Vinhais é o único no País que abre e encerra as festividades cíclicas de Inverno, com inicio em Cidões, na festa da Cabra, a 31 de Outubro, culminando na Quarta-feira de Cinzas com a Morte e os Diabos a sair à rua, depois do Carnaval.
A autarquia e o Agrupamento de Escolas de Vinhais, decidiu criar um novo evento, que prolonga esta tradição até sábado. O Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Vinhais, Roberto Afonso, garante que esta festa tem uma identidade própria.
O evento tem início com uma missa de imposição de Cinzas, segue-se a procissão “com Mil Diabos” que acompanha uma Morte de 7 metros de altura até à Pedra, local onde as raparigas são purificadas. 
Roberto Afonso revela-nos alguns pormenores deste ritual.Para quem se atrever a “vestir a pele do Diabo” e participar em toda esta encenação serão disponibilizados fatos tradicionais dos Diabos de Vinhais.
Aos interessados basta contactar o Posto de Turismo ou o Centro Cultural de Vinhais.
Vinhais promete uma festa mágica a 8 de Março, numa organização conjunta da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas, com a colaboração da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e da Companhia Filandorra.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário