quarta-feira, 30 de abril de 2014

Abelha rainha e a sua criação que é essencial

A abelha que é rainha esteve em destaque na última sessão formativa levada a cabo pela Macmel de Macedo de Cavaleiros.
A empresa apícola reuniu este sábado, mais de uma centena de apicultores de lés a lés de Portugal e também de Espanha.
A criação de rainhas é algo imprescindível para a manutenção dos apiários e é ela quem determina a qualidade da colmeia, como sustenta, o responsável pela organização.
Francisco Rogão revela que a fileira apícola está em franco crescimento e o número de colmeias instaladas no distrito de Bragança, está na ordem dos 50 mil efectivos.
Francisco Rogão reitera que o sector do mel é indubitavelmente um escape ao desemprego, e lembra que ainda há muito potencial a ser explorado.
A abelha rainha reúne numa só abelha um bom número de qualidades desejáveis, tais como produtividade, baixa tendência à enxameação, abandono da colmeia e caracterizam-se a pela sua mansidão e resistência às doenças.
De frança veio Gil Fert, o maior criador de rainhas da Europa, explicar a génese e a orgânica da criação da abelha.
E categoricamente afirmou que o apicultor deve apostar na sua criação para aumentar a qualidade e a quantidade de colmeias.
Em média são necessários cerca de 23 dias com as condições ideais para que uma colónia reponha a actividade normal em termos de postura da rainha.
Tempo que pode ser determinante na evolução da floração a explorar e, consequentemente, no seu aproveitamento pelas abelhas.
O especialista francês explica a técnica a utilizar na criação de rainhas.
Da sociedade dos Apicultores de Portugal, com sede em Lisboa esteve o presidente.
António Hermenegildo veio falar de Hydromel e do seu enorme potencial como alternativa a alguns tipos de mel menos procurados.
No entanto, o licor de mel ainda não conta com uma grande procura no mercado.
Criação de rainhas foi o mote para o seminário que decorreu no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.
Para 17 de maio está prevista uma sessão sobre flora melífera e para 19 de julho está a ser programado o Encontro Nacional dos Amigos das Abelhas, no Santo Ambrósio.

in:ondalivrefm.net

Sem comentários:

Enviar um comentário