segunda-feira, 26 de maio de 2014

“EUropa - União Europeia: Sustentabilidade e Uso Eficiente de Recursos”

Sustentabilidade e Uso Eficiente de Recursos. Esta foi a temática do Fórum “Muda de Vida! Um desafio para a sustentabilidade na região” que decorreu, no dia 22 de maio, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.
O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, que foi um dos preletores da sessão de abertura, sublinhou que “foi definida pelo Município de Bragança uma visão estratégica de desenvolvimento, assente no conhecimento, na inovação e focado no ambiente, por forma a atrair investimento e fixar quadros de elevada qualificação, valorizando os seus recursos endógenos e desenvolver o conceito de ecocidade”.
Assim sendo, e com o objetivo de assegurar melhor qualidade de vida para os cidadãos, sob o conceito de sustentabilidade ambiental, o Município de Bragança tem apostado na implementação de algumas estratégias e ações, como a criação da rede de Ciclovias (Ciclovia do Fervença e Ciclovia da Mãe d’ Água), autocarros elétricos em circuitos de transporte público no Centro Histórico (tendo sido o Município de Bragança pioneiro nesta área), implementação de formas de energia limpa, nomeadamente a hídrica, energia solar (térmica e fotovoltaica em edifícios municipais), o aumento dos espaços verdes no Concelho, a construção (já na sua fase final) do Parque de Ciência e Tecnologia - Brigantia EcoPark, entre tantos outros. 
Pretende-se, assim, “que Bragança seja, cada vez mais, uma cidade sustentável, dinâmica, criativa, inclusiva, com preocupações ambientais, tendo como objetivo o bem-estar da população, não apenas a curto prazo, mas de forma especial a longo prazo, investindo na conservação do capital ambiental e no crescimento desse ativo natural, nomeadamente através da crescente aposta em energias renováveis, dado o potencial desta região, nomeadamente no que concerne à energia eólica”.  
O Fórum “Muda de Vida! Um desafio para a sustentabilidade na região” foi organizado pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

in:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário