terça-feira, 24 de junho de 2014

Campeonato Nacional de chegas de Touros de Raça Mirandesa atrai este ano mais criadores

Está dado o pontapé de saída para a 6ª edição do Campeonato Nacional de Chegas de Touros de Raça Mirandesa. O sorteio das provas realizou-se ontem na sede da Proruris, Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural de Vinhais e conta este ano com mais 6 criadores do que na edição anterior.
Ao todo 28 criadores, de todo o distrito de Bragança, vão trazer 36 touros para a competição, mais 10 exemplares do que no ano passado. 
O presidente do Conselho de Administração da Proruris, Carlos Silva salienta que o facto de haver mais animais a concurso aumenta a competitividade e a qualidade das provas. 
O responsável não tem dúvidas de que este será um dos melhores campeonatos de sempre. “Cada vez temos mais criadores, mais público e melhores condições para que seja um sucesso e que estes seis domingos ao longo do Verão, sejam uma festa dos agricultores, uma festa da raça mirandesa e também um atractivo para quem nos visita nesta época do ano”, salienta. O valor total dos prémios é de 20 mil euros, tal como acontece desde há três edições, tendo havido um reajuste em relação ao valor da primeira edição que era o dobro, ou seja 40 mil euros. 
A novidade é que este ano haverá uma distribuição mais uniforme da verba, sendo atribuídas mais compensações mesmo a quem perde as provas. Arlindo Rodrigues e Manuel Afonso participam desde a primeira edição do concurso. Garantem que ganharam sempre algum prémio. 
Quanto aos apoios à criação de bovinos de Raça Mirandesa, os criadores admitem que são cada vez mais escassos. “No que respeita à criação da raça mirandesa, comparada com anos anteriores, pagam pouco pelos vitelos e as ajudas são poucas”, refere Arlindo Rodrigues. “Cada vez dão menos apoios mas temos que ir aumentado a criação para conseguir sobreviver porque com poucos animais é que não dá mesmo”, acrescenta Manuel Afonso. 
O Campeonato Nacional de Chegas de Touros de Raça Mirandesa decorre aos Domingos, de 13 de Julho a 17 de Agosto na Praça. 

Escrito por Brigantia.

Sem comentários:

Enviar um comentário