quinta-feira, 26 de junho de 2014

“Do gesto à palavra” uma nova exposição de João Ferreira

O artista brigantino, João Ferreira, tem patente ao público no espaço História e Arte, em Bragança, uma nova exposição “Do gesto à palavra”, com esculturas recentes nas quais utilizou várias madeiras autóctones, como a Nogueira, Carvalho, Castanheiro e Olmo. Uma mostra que “confronta com o Verbo entendido como Palavra, Discurso, Comunicação. O autor usa a oratória ou as novas e velhas tecnologias da comunicação para tentar entender ou questionar o aparato criado para facilitar a linguagem”, divulgou a galeria.
Segundo a responsável do espaço, Emília Nogueiro,  a exposição “não se trata de uma visão maniqueísta da realidade, mas de uma narrativa exploratória dos claros-escuros que lhe definem o caminho. A inquietação no prazer de por as mãos a fazer coisas define obstinadamente o processo criativo do João Ferreira, sempre corpóreo, concreto, objectual e enraizado na intemporalidade do gesto”.
Mais uma vez o artista mostra a sua vontade de transformar e reutilizar materiais desprezados, o que se supõe possa ser olhado como “mais que uma crítica ao consumo contemporâneo pois assume a intervenção como acção sobre o objecto que descontextualizado da sua funcionalidade é interpretado na obra como matéria-prima”, acrescentou.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário