quarta-feira, 25 de junho de 2014

Duas escolas vão encerrar no distrito de Bragança

São 129 os concelhos onde fecham escolas. Fica AQUI a lista das 311 escolas a encerrar no próximo ano letivo.
Viseu é o distrito do país onde vão encerrar mais escolas.
Segundo este documento da Secretaria de Estado do Ensino e da Administração Escolar, no distrito de Bragança, apenas duas escolas vão fechar portas.
Mirandela, EB Cachão, Mirandela
Vila Flor, EB Freixiel, Vila Flor
Afinal, só vão encerrar duas escolas primárias no distrito de Bragança, entre as 311 que vão fechar portas em todo o País, já no próximo ano lectivo.
Segundo avança o Jornal Público, as escolas do Cachão, no concelho de Mirandela, e a de Freixiel, em Vila Flor, são as únicas que vão encerrar. Recorde-se que na primeira lista do Ministério da Educação constavam 18 escolas do distrito: Nove do concelho de Mirandela e as restantes dos concelhos de Vinhais, Vila Flor, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Bragança.
Ontem, vários autarcas da CIM Terras de Trás os-Montes estiveram reunidos com o Diretor-Geral de Educação do Norte que acabou por não revelar quais as escolas a encerrar.
Já durante a noite, o autarca de Mirandela revela que chegou um fax a notificar a autarquia do encerramento da escola do Cachão. António Branco lamenta esta postura e reitera que apesar de ser apenas uma escola a fechar a posição continua a ser de não aceitar a proposta.
O autarca de Mirandela diz ser inaceitável esta decisão unilateral e não negociada do Ministério da Educação e garante que terá de ser a tutela a resolver o problema do transporte das crianças afetadas com este encerramento.
Refira-se que, no ano letivo, que já terminou, a escola do Cachão era frequentada por sete alunos.
Também o autarca de Vila Flor, Fernando Barros, está indignado com a falta de coragem manifestada pelo Diretor-Geral de Educação ao não comunicar quais as escolas que iriam encerrar e depois enviar um fax a revelar que a escola de Freixiel é para fechar.
A reação dos autarcas de Mirandela e Vila Flor à decisão do Ministério da Educação fechar as escolas do Cachão e Freixiel já no próximo ano lectivo.
Decisões comunicadas por Fax, ontem à noite.

Informação ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário