sábado, 28 de junho de 2014

Miranda do Douro - Autarca propõe rede de cidades europeias geminadas

O presidente da Câmara de Miranda do Douro lançou hoje o desafio a representantes de municípios espanhóis e franceses para a criação de uma rede de cidades europeias geminadas.
O repto foi lançado no decurso das comemorações dos 30 anos da assinatura do tratado de geminação entre as cidades de Aranda do Duero e Miranda do Douro, que hoje decorreram na cidade espanhola.
"Um dos conceitos desta rede é económico, tendo determinado objetivos muito concretos para a geminação entre os povos e que vão para além do ato protocolar da assinatura de um tratado, objetivos concretos para o desenvolvimento das cidades aderentes à iniciativa", disse à Lusa Artur Nunes.
França já tem algumas cidades geminadas com Espanha e a Miranda do Douro têm chegado propostas de geminação vindas de cidades de Itália, Escócia ou Irlanda.
"Geminar só por geminar não faz sentido. O que faz sentido é criar uma rede de cooperação onde as empresas terão de ser parceiras, a educação terá de ter relevo e a área social ser outro dos pilares das iniciativas a tomar", enfatizou o autarca português.
Segundo Artur Nunes, está já marcada uma primeira reunião para apresentar a proposta, a qual deverá estar concluída até ao final do ano.
Entretanto, numa mensagem enviada aos autarcas das duas cidades geminadas, Aranda do Duero e Miranda do Douro, o secretário de Estado da Comunidades português, José Cesário, felicitou os dois municípios, destacando a importância das relações entre ambos.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário