quarta-feira, 30 de julho de 2014

Barragem impulsiona 30 novos projectos no Tua

O Vale do Tua tem 30 novos projetos empresariais com potencial para criar 80 postos de trabalho impulsionados por um prémio criado pela EDP em torno da barragem em construção naquela zona de Trás-os-Montes.

Os finalistas da II edição do Prémio Empreende Tua foram apresentados hoje, em Mirandela e são os escolhidos, entre uma centena de candidatos, da iniciativa que dá apoio ao desenvolvimento de ideias.

Entre as candidaturas foram selecionados 40 finalistas que desenvolveram 30 projetos empresariais "com potencial para criar 80 postos de trabalho e investir 3,5 milhões de euros", de acordo com o balanço feito pela elétrica nacional.

Depois de se apresentarem hoje, pela primeira vez ao mercado, os finalistas iniciarão a fase de constituição da empresa e de angariação de fontes de financiamento, designadamente fundos comunitários.

Entre os finalistas foram também ainda distinguidos 11 como "os melhores projetos com um prémio monetário de valor global de 30 mil euros, que contempla o apoio dado na formação e capacitação dos participantes.

Os distinguidos como os melhores foram a Queijaria Artesanal do Monte, de Vila Flor, Levar-Promotion and Digital Marketing e a Versátil, de Murça, Leitos & Leituras Ldª e Fumeiro Soraia, de Alijó, Sabores em Desalinho e Douro Adventures, de Carrazeda de Ansiães, Graniflor e Go wild , de Vila Flor, e Quinta da Ponte e Cria Ações, de Mirandela.

Este programa de empreendedorismo do Tua foi criado há dois anos e tem como objetivo o desenvolvimento de recursos, humanos, patrimoniais e naturais dos cinco concelhos abrangidos pela barragem de Foz Tua: Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

A iniciativa é da responsabilidade da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua com o apoio da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A EDP garante o suporte financeiro ao abrigo das iniciativas de fomento da economia local associadas à construção da nova barragem, cuja conclusão está prevista para 2016.

O apoio ao desenvolvimento de novos projetos empresariais e criação de emprego faz parte das medidas lançadas pela EDP em torno das duas barragens em construção em Trás-os-Montes, a do Tua e a do Sabor.

A primeira a ser contemplada foi a do Sabor, em construção no sul do distrito de Bragança, com o Prémio Empreendedor Sustentável Sabor, a decorrer desde 2010.

A EDP garante que "resultado destas iniciativas, a dinâmica empreendedora nos concelhos do Sabor e Tua aumentou já 75% face ao padrão habitual de criação de novas empresas".

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário