sexta-feira, 25 de julho de 2014

«L Burro i l Gueiteiro» um festival «amigo» do ambiente

O Festival itinerante «L Burro i L Gueiteiro» assume-se como uma iniciativa «amiga do ambiente e da cultura tradicional» do território do planalto mirandês, pretendendo acima de tudo dar a conhecer a diversidade da região.
«É um festival diferente que decorre em Portugal de forma itinerante e que viaja por pequenas aldeias do planalto mirandês, tendo a particularidade de mostrar o que cada uma tem de melhor, ao nível cultural ou dos seus valores naturais», disse Miguel Nóvoa, um dos promotores da iniciativa que termina dia 27 de Julho.
Para os mentores do festival, a iniciativa «não é só itinerante, mas sim um motor da cultura que arrasta com ele».
Mais de 200 participantes, entre músicos e burriqueiros partiram dia 24 de Julho numa aventura por velhos caminhos e mouriscas que fazem a interligação do concelho de Miranda do Douro, entre Granja, Fonte Ladrão, Palaçoulo e Prado Gatão.
«O verdadeiro conceito do festival passa pela sua riqueza cultural, onde anualmente os participantes interagem e travam conhecimentos com a população na companhia do burro de Miranda, ao som de instrumentos tradicionais», acrescentou.
Assim, até domingo, os participantes vão deambular ao som das gaitas-de-foles e da música tradicional mirandesa, sempre da companhia de um «fiel amigo» que é o burro de raça mirandesa.
Segundo os promotores do evento, um dos objectivos do festival é procurar que a arte e a cultura sejam a causa para a revitalização da região, procurando novas aproximações artísticas, sociais e económicas e, ao mesmo tempo, estimular sinergias entre o património faunístico e florístico e o património cultural, material e imaterial.
«É importante procurar em cada aldeia do interior o que cada uma tem de melhor, para assim compartilhar as suas tradições culturais e etnográficas com quem nos visita», frisou Miguel Nóvoa.
O festival «L Burro i L Gueiteiro», ou seja, em português «o Burro e o Gaiteiro», destaca-se de outros festivais pelo ambiente festivo e de partilha entre visitantes e os habitantes das aldeias, proporcionando vivências inéditas aos participantes.

Café Portugal/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário