terça-feira, 26 de agosto de 2014

Festa de Santo Antão estreia novo santuário deslocado pela barragem do Sabor

Os devotos de Santo Antão da Barca, em Alfândega da Fé, no Nordeste Transmontano, vão estrear no primeiro fim de semana de setembro um novo santuário, deslocado pela barragem do Baixo Sabor num processo único em Portugal.

Desde 2011 que a tradicional festa e romaria anual foi desviada das margens do rio Sabor para a aldeia de Parada, devido às obras de transferência do santuário, que ficará submerso pela albufeira da barragem do Sabor, para um local mais alto, a cerca de um quilómetro do sítio onde foi edificado há três séculos.

O processo envolveu a trasladação pedra por pedra da capela do Santo Antão e a construção de infraestruturas idênticas às antigas e novos equipamentos que os devotos vão ficar a conhecer a 06 de setembro.

O novo santuário vai acolher a festa tradicional que este ano tem o programa adicional da inauguração do novo espaço, que ainda não está completo, mas tem já condições para a realização da romaria, como disse hoje à Lusa a presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes.

De acordo com a autarca, na capela faltarão ainda os frescos descobertos nos trabalhos de trasladação e que estão a ser recuperados.

Este conjunto vai integrar a rota turística cultural que a Câmara Municipal quer desenvolver no concelho, a rota "Pinturas da Fé", um projeto que vai permitir visitar as pinturas murais a fresco e outras técnicas de decoração murária em várias freguesias.

Para concluir o novo santuário do Santo Antão faltará ainda também a construção da praia fluvial que existia no antigo santuário e que, segundo a autarca, faz parte dos compromissos da EDP.

A presidente da Câmara adiantou que o novo santuário dispõe, além dos espaços religiosos, de um restaurante, alojamento local, um pequeno museu, e das memórias do local de culto e do rio que o envolve.

A autarca acredita que o novo espaço será uma oportunidade para o turismo religioso, da natureza e náutico nesta zona do Nordeste Transmontano.

Ainda assim, a inauguração será feita com "o problema do acesso ao santuário, que não é funcional" e que foi feito pela Ascendi, a concessionária do IC5, uma das novas estradas transmontanas que atravessa o concelho de Alfândega da Fé.

"Nós nunca concordámos com aquele acesso, mas eles foram-se embora e não resolveram o problema que estamos agora a tratar com a EDP e a Estradas de Portugal", explicou.

O novo santuário será benzido no dia 06 de setembro pelo bispo da Diocese de Bragança-Miranda, José Cordeiro, e fica no cimo de uma colina, no local conhecido como sítio do Rebentão.

"Replica a mesma relação com a água e a mesma orientação espacial, embora a uma cota mais elevada", de acordo com os responsáveis.

Desde que foi suspensa a barragem do Côa, na década de 1990 e apresentada como alternativa a do Sabor que os devotos do santo Antão da Barca se viram confrontados com o dilema de a albufeira "afogar" o santuário da sua devoção.

Necessitavam da barragem, mas não queriam desagradar ao santo, pelo que propuseram que o santuário fosse transferido para outro local, o que a EDP aceitou.

A transferência está quase concluída, assim como a barragem do Sabor, no concelho vizinho de Torre de Moncorvo, cuja albufeira deverá começar a encher definitivamente em breve.

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário