quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Refer e câmara de Macedo ensaiam aproveitamento turístico da Linha do Tua

Setembro pode trazer novidades as estações e apeadeiros da Linha do Tua situadas no concelho de Macedo de Cavaleiros.

O vice-presidente do município, Carlos Barroso, anunciou que está para breve uma reunião com a Refer, para discutir formas de viabilizar uma possível exploração a Linha do Tua no concelho.

“O presidente da câmara do município de Macedo de Cavaleiros tem agendada uma reunião para 3 de setembro com o presidente da Refer para discutir alternativas para viabilizar o património da empresa no nosso concelho, que permitam a utilização e visitação do público.”

São sete paragens ao todo, entre Cortiços e Valdrez, que podem ganhar uma nova vida.

Carlos Barroso diz que está tudo em aberto, mas que pode ser criada uma parceria entre a Refer e a câmara de Macedo de Cavaleiros, para aproveitar turisticamente os cerca de 20 km de troço.

“Neste momento está tudo em aberto.

É uma reunião aberta, em que iremos ver a forma de reabilitação e exploração desse património, nomeadamente sobre o possível estabelecimento de uma possível parceria entre o município de Macedo de Cavaleiros e a Refer, visando a futura utilização desses espaços que existem no concelho.

Fala-se da utilização em termos turísticos. Parece-nos que apresentam um enorme potencial para essa atividade.

Estamos atentos e penso que será possível. É uma questão de estabelecermos o modelo de financiamento e de contrapartidas de uma parte e de outra.”

Os pontos de paragem da Linha do Tua no concelho de Macedo de Cavaleiros, desativos desde 15 de outubro de 1992, data conhecida como a “Noite do Roubo”, que ditou o encerramento do percurso Bragança-Mirandela, podem vir agora a ser restaurados para aproveitamento turístico.

Os moldes de uma possível parceira da câmara macedense com a Refer, para exploração turística, visando a visitação dos espaços do percurso Cortiços-Valdrez vão começar a ser desenhados dia 3 de setembro, numa reunião entre o presidente do concelho de Macedo de Cavaleiros e o presidente da Rede Ferroviária Nacional.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário