sábado, 20 de setembro de 2014

Delegado Regional de Educação do Norte diz que Ministério da Educação ouviu os autarcas sobre o encerramento de escolas

O Delegado Regional de Educação Norte, que foi acusado várias vezes pelos autarcas da região de não ter tido abertura para os ouvir no processo de encerramento de escolas, disse esta manhã em Bragança,  que a decisão do Ministério da Educação foi tomada com base no diálogo com os autarcas.

Apesar de considerar que as preocupações dos autarcas foram ouvidas pelo Ministério da Educação,  Aristides Sousa, sublinha que as autarquias também têm que perceber a necessidade de tomar medidas que proporcionem melhores condições para os alunos.

Aristides Sousa diz mesmo que os interesses dos autarcas e a visão que estes têm da educação nem sempre coincide com aquilo que o Ministério da Educação considera que é melhor para os alunos.

Apesar de este ano não ter encerrado nenhuma escola no concelho de Bragança, o presidente do Município mostra-se preocupado com as distâncias que os alunos têm de percorrer, após terem encerrado mais de 240 escolas no distrito, desde 2005. Hernâni Dias deixou esta manhã o alerta ao Delegado Regional de Educação Norte, para que no futuro essas situações possam ser consideradas pelo Ministério da Educação.

Em resposta, o delegado, Aristides Sousa, lembra que as Câmaras Municipais têm desde 2003 a competência da Carta Educativa e da Rede Escolar, e que devem adaptar esses instrumentos de planificação à realidade de cada concelho.

Declarações à margem do I Encontro de Boas Práticas Educativas, que decorre até amanhã em Bragança e reúne 300 professores de vários pontos do país.

Informação CIR

Sem comentários:

Enviar um comentário