quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Caça ilegal está protegida pela falta de fiscalização

A falta de fiscalização é um incentivo à caça clandestina na região. A constatação é de Álvaro Barreira, membro da Federação das Associações de Caçadores Transmontanas e Durienses, que também é caçador. 
Álvaro Barreira defende a criação de uma estrutura do Estado só para a caça e o investimento no sector. O dirigente associativo lembra os tempos em que o Governo investia neste sector na região e diz mesmo que só com fiscalização é possível travar a caça clandestina.“Bragança tinha uma delegação da caça, que já chegou a ter 86 guardas. Neste momento, há um descontrole total, porque não há ninguém que faça nada. Estava no posto de vigia de Deilão e ouvimos 11 tiros, caça furtiva. 
Neste momento não há fomento e o furtivismo está perfeitamente à vontade para poder praticar o furtivismo sem riscos”, salienta o membro da Federação.  
Para Álvaro Barreira, a prova de que o sector vai mal é a diminuição do número de caçadores, que nos últimos anos caiu para metade. “A caça atravessa uma situação caótica e a prova de que vai mal é o número de caçadores que tiram licença que é cada vez menor. Em 2008/2009 tiraram licença 152 mil caçadores, quando já chegou a haver 300 mil caçadores, em 2009/2010 de 152 veio para 145 mil e tenho indicações de que no ano passado o número de licenças anda nas 120 mil, isto a nível nacional. Neste momento, o número de caçadores licenciados é menos de 50 por cento do que havia há muitos anos”, realça o responsável.
O dirigente da Federação das Associações de Caçadores denuncia, ainda, o caos em que se encontra a Zona de Caça Nacional da Lombada, em Bragança, onde se caça de forma desordenada. “Vejamos o caso da Zona de Caça Nacional da Lombada, que nos dá uma noção perfeita do caos que existe neste momento. A Lombada já teve sete guardas residentes, três vigilantes que faziam campos de alimentação e uma brigada em Bragança, e neste momento não existe nada. E a Zona de Caça Nacional que podia realmente proporcionar um rendimento às populações, neste momento está num caos”, salienta o caçador.
Estes são alguns dos assuntos abordados por Álvaro Barreira no Cinco Perguntas desta semana, que pode ouvir hoje aqui na Brigantia depois das notícias das cinco da tarde.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário