quarta-feira, 29 de outubro de 2014

MIRANDA DO DOURO: PROGRAMA MENTORES PARA IMIGRANTES CHEGA AO CONCELHO

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e a câmara de Miranda do Douro vão implementar pela primeira vez na região trasmontana o programa Mentor para Imigrantes, que visa a entreajuda e apoio entre cidadãos residentes e imigrantes.
O programa permite através do voluntariado, o conhecimento mútuo, em que as diferenças se "esbatem na resolução das mesmas dificuldades, preocupações e desafios do dia-a-dia".
Segundo o presidente da autarquia de Miranda do Douro, Artur Nunes  o seu município é o "único" em Trás-os-Montes em que vai ser implantado o programa.
A iniciativa, segundo o sítio da Internet do ACM é desenvolvida, por todo o país, por um conjunto de parceiros locais, que através de um sistema de voluntariado, promove experiências de troca, entreajuda e apoio entre cidadãos portugueses e imigrantes.
Para o autarca, esta poderá ser uma " janela de oportunidades" para o acolhimento de imigrantes, os quais poderão desenvolver projeto de empreendedorismo, tratar de documentação específica relacionada com os seus países de origem e ao mesmo tempo promover a integração no concelho onde passarão a residir.
"Uma das ideias passa, igualmente, por uma integração social da juventude no contexto social do concelho e para o fomento do empreendedorismo nas regiões do interior", acrescentou.
Segundo a leitura efetuada por Artur Nunes, o propósito do ACM ter " apostado" no concelho de Miranda do Douro para a celebração de um protocolo desta natureza, "denota apoio institucional" para poder acolher, empregar e principalmente integrar imigrantes jovens na sociedade local.
O protocolo entre o ACM e autarquia de Miranda do Douro foi assinado hoje na Assembleia da República.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário