quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Emigração e desemprego diminuem natalidade em Vimioso

Este ano houve uma diminuição de mais de 50 por cento dos bebés a participarem no “Concurso de Fotografia Bebé do Ano”.
O presidente do Município de Vimioso, Jorge Fidalgo explica que apenas contemplaram as famílias que residem permanentemente no concelho. “Nós temos um concelho em que há alguma mobilidade, principalmente de jovens, que umas vezes estão no concelho, outras não. 
Muitas vezes, o júri tinha alguma dificuldade em saber se atribuía ou não os prémios. Fixámos regras mais objectivas e, obviamente, aquilo que pretendemos é que seja dado o prémio àqueles bebés cujos pais vivem ininterruptamente no concelho”, sublinha o autarca. 
Jorge Fidalgo mostra-se, no entanto, preocupado com a baixa taxa de natalidade no concelho, que nos últimos anos se situa, em média nos 25 nascimentos anuais. 
O autarca teme que possa vir a diminuir devido à saída de jovens do concelho e ao desemprego. “As mulheres em idade de ter filhos, que estão no concelho de Vimioso, já têm filhos, por vezes, até mais do que um. Estamos seriamente preocupados porque, temo que o número de nascimentos possa vir a diminuir, o que é muito preocupante. 
Quem fixa as pessoas é o emprego e um emprego com estabilidade, constata Jorge Fidalgo.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário