terça-feira, 30 de dezembro de 2014

ENDA vai realizar-se pela primeira vez em Bragança

Bragança vai acolher, pela primeira vez, o Encontro Nacional de Dirigentes Associativos, que reúne representantes de todas as associações de estudantes de Ensino Superior do país. 
O ENDA funciona como fórum de discussão e análise das posições dos estudantes em relação a questões sociais, nomeadamente no que diz respeito a matérias sobre Ensino Superior e Política Educativa. 
O presidente da Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança explica que a organização do ENDA era um dos objectivos para este mandato. “Soubemos que nunca se realizou em Bragança. Era um desafio também desta direcção, visto que assumimos o compromisso de, este ano, estarmos mais virados para a Política Educativa. Acho que estamos à altura do desafio”, salienta o representante dos estudantes do IPB. 
O ENDA reúne trimestralmente. O último encontro decorreu em Coimbra nos dias 20 e 21 deste mês. 
Ricardo Pinto realça que nestes encontros são debatidos assuntos importantes relacionados com o Ensino Superior e cuja discussão deve partir dos estudantes que conhecem bem essa realidade. “É onde se discutem muitas moções, que depois irão ser entregues à Secretaria de Estado. 
No último ENDA foram discutidas questões como o financiamento das instituições de ensino superior, a acção social, o abandono escolar e o acesso ao Ensino Superior. Enquanto dirigentes associativos, conhecemos uma realidade que o governo não conhece porque estamos todos os dias nas escolas, ao lado destes problemas”, sublinha Ricardo Pinto. 
O Encontro Nacional de Dirigentes Associativos vai decorrer em Bragança nos dias 14 e 15 de Março. Espera-se a presença de mais de 200 pessoas, representantes de cerca 65 associações e federações académicas. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário