segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Equipas salvam vidas dentro dos hospitais

Profissionais com formação em Suporte Avançado de Vida disponíveis 24 horas nas Unidades de Bragança, Macedo e Mirandela
As equipas de Emergência Interna foram criadas há cerca de um ano e meio e só em Bragança já foram activadas 47 vezes para responder a situações de agravamento súbito do estado clínico de doentes internados e de pessoas que se deslocam ao hospital.
A emergência intra-hospitalar chegou às unidades hospitalares do distrito de Bragança em 2013, para garantir uma resposta rápida dentro de portas.
“Nós não podemos permitir que um utente que está internado dentro de um hospital não lhe seja garantida a segurança de poder ser assistido rapidamente e de uma forma diferenciada por equipas com formação em Suporte Avançado de Vida, como de resto acontece com o pré-hospitalar”, realça Norberto Silva, enfermeiro chefe do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Bragança.
Em um ano e meio, o responsável assegura que o balanço do funcionamento destas equipas, compostas por um médico e um enfermeiro, é positivo e já ajudaram a salvar vidas. “Temos uma taxa de sobrevida de mais de 53 por cento nos doentes assistidos, o que para nós é encorajador e motivador e que reflecte o benefício de existir também mais este serviço dentro do hospital que é feito por equipas em permanência disponíveis 24 horas por dia sete dias por semana a partir do serviço de Urgência”, enaltece Norberto Silva.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário