segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Mogadouro invadido por máscaras e mascarados

Uma vila que, de repente, se torna o ponto de encontro de tradições e de rituais do solstício de inverno.

Foi o que aconteceu em Mogadouro, este sábado, no II Encontro de Máscaras, organizado pelo município e pela associação Aceitta.

Ao todo foram 9 os grupos de mascarados presentes, 5 do concelho e 4 vindos de outras regiões, aos quais se juntaram gaiteiros e pauliteiros. Tradições de inverno pagãs, que a Igreja foi tomando para si.

De mais longe, chegam os Caretos de Mira, originários da aldeia de Lagoa, já no concelho de Coimbra. Máscaras grandes, adornadas com cornos de boi, e saias vermelhas – assim trajam estes caretos vindo da beira-mar.

Estes caretos percorrem o concelho de Mira depois do Domingo Gordo, cercam as raparigas e emitem barulhos que as pretendem intimidar. Mário Almeida, de 71 anos, conta mais sobre esta festa.

Em Mira, as raparigas não participam.

O mesmo acontece na aldeia de Tó, concelho de Mogadouro, de onde chega o enigmático Farandulo, figura que se apresenta de negro, e que tinge da mesma cor a cara das solteiras. Mais personagens fazem parte da tradição: o moço, que representa o verão; a sécia, que representa a primavera; o mordomo, que representa o outono, e a quem cabe organizar a festa; e o Farandulo, o inverno, e a chegada do rapaz à ideia adulta, antes de ir para “as sortes”.

Ricardo Martins, 18 anos, este ano é o mordomo. Para o ano há-de ser o Farandulo, e abandonar a festa.

Mas não acaba por aqui.

Ainda conhecemos um velho, vindo São Pedro da Silva, Miranda do Douro.

A abrir o desfile, que percorreu as ruas da vila, e a chamar a atenção de quem assistia, estiveram os Caretos de Podence, talvez os mais conhecidos e que têm vindo a abrir caminho para outras tradições

António Carneiro, presidente da Associação do Grupo de Caretos de Podence, não esconde a satisfação pelo percurso desenvolvido até aqui.

É importante, pois, valorizar as máscaras existentes por todo o país, defende o presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães.

Para o ano, este encontro pode ser internacionalizado, com presença de máscaras da vizinha Espanha.

Estiveram ainda presentes o Velho Chocalheiro de Vale de Porco, o Chocalheiro de Bemposta, os Velhos de Bruçó, os Caretos de Salsas e os recém-recuperados Caretos de Valverde.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário