segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Vimioso quer cativar mais artesãos para as Artes e Ofícios

Artesãos expuseram os seus artigos na 15ª edição da Feira de Artes, Ofícios e Sabores que decorreu no passado fim-de-semana
Colchas de crochet ou lã, tapetes, alforges, caldeiras ou potes de aguardente de cobre foram alguns dos objectos feitos pelas mãos dos artesãos do concelho de Vimioso que estiveram em destaque na 15º Feira de Artes, Ofícios e Sabores, que decorreu no passado fim-de-semana, no Pavilhão Multiusos de Vimioso.
Todos eles têm mais de 60 anos e referem que são cada vez menos os que querem aprender estes ofícios. Uma situação que o Município de Vimioso quer inverter, estando já a preparar uma estratégia para cativar jovens para o artesanato. Apesar da Empresa Municipal de Artesanato e Actividades Turísticas de Vimioso ter que ser extinta, devido à falta de receitas, o presidente do Município garante que estão a ser estudadas soluções para promover o artesanato e cativar novos artesãos. 
O autarca não tem dúvidas que o artesanato pode fazer parte do futuro e contribuir para a criação de emprego no concelho. “Este artesanato, obviamente, que precisa que lhe seja acrescentada mais alguma inovação. Eu tenho a certeza de que tem todo o potencial para criar postos de trabalho. Depois tem que ter o circuito da comercialização associado a esta produção, mas isso é uma segunda fase. 
O importante é não deixar perder estas tradições e a Câmara Municipal estará sempre disponível para colaborar com os jovens que queiram abraçar estas artes ancestrais que podem ser inovadoras e modernizadas”, sublinha Jorge Fidalgo.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário