terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Município faz balanço positivo do projecto "Bragança, Terra Natal e de Sonhos"

De 6 de dezembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015, a magia e o espírito natalício “tomaram conta” do Centro Histórico de Bragança, por onde passaram cerca de 50 mil pessoas, com destino à Pista de Gelo (a principal atração deste inverno) ou, simplesmente, para apreciarem as iluminações natalícias ou o presépio em tamanho real.

Promovido pelo Município de Bragança, União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, ACISB - Associação Comercial, Indústria e Serviços de Bragança e NERBA – Núcleo Empresarial de Bragança, envolvendo a comunidade e os agentes locais, o projeto “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” teve como principal objetivo animar a cidade e os bragançanos, bem como estimular a atividade económica e o turismo, fundamentais para o desenvolvimento sustentável de Bragança. 

A abertura oficial contou com a participação dos utentes da ASCUDT - Associação Sociocultural dos Deficientes de Trás-Os-Montes, nomeadamente de uma utente que ligou a iluminação de Natal. Esse momento solidário terminou ao som de músicas da RTUB - Real Tuna Universitária de Bragança, que nesse dia comemorou o 23.º aniversário. 

Durante esse mês a instalação da pista de gelo, na Praça Camões, criou um espaço de diversão que foi procurado por 12.957 pessoas, o que se traduz numa média 446 pessoas/dia. 

O presépio em tamanho real que foi montado na Praça Professor Cavaleiro de Ferreira, embelezou, ainda mais, a cidade de Bragança, envolvendo todos no espírito natalício. 

Também as iluminações e a música de Natal, instaladas por toda a cidade, criaram outro brilho e atmosfera na cidade. A Banca de Natal que se realizou na Praça da Sé nos sábados do mês de dezembro, permitiu a promoção e dinamização económica no centro urbano, tendo estado à venda produtos hortícolas, artesanato, bolos e doces de Natal. 

Os concertos de Natal que ocorreram em diversos locais do concelho de Bragança (Teatro Municipal de Bragança, Mercado Municipal de Bragança e Igrejas),registaram uma significativa afluência de público. 

A recolha de bens para a campanha solidária registou um volume considerável de entregas, demonstrando que o espírito solidário dos brigantinos continua forte e coeso. 

Os concursos de Natal tiveram uma significativa participação. No Conto de Natal foram admitidos 44 contos, sendo 31 na categoria de 1.º ciclo e 11 na categoria 2.º ciclo, envolvendo 204 alunos dos três agrupamentos de escolas e dos dois estabelecimentos privados da cidade. Registaram-se 48 Inscrições no Concurso de Presépios e 60 no Concurso de montras, tendo-se destacado a diversidade de atividades comerciais que concorreram, bem como a sua distribuição por toda a cidade de Bragança. 

Quando comparado com período homólogo verificou-se um aumento de 45,3% na taxa de utilização do parque de estacionamento da Praça Camões; um incremento de 3,5% no número de turistas atendidos no posto de turismo municipal (sendo maioritariamente com origem em Espanha); aumentos na ordem dos 6,2% nas taxas de ocupação hoteleira na cidade de Bragança e mais um acréscimo de 7,2% no número de visitantes dos equipamentos culturais municipais. 

O conjunto de iniciativas realizadas promoveu a dinamização económica e a promoção turística de Bragança, representando um custo global de 98.086,89 euros. “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” contou com o apoio das seguintes entidades: Instituto Politécnico de Bragança, Polícia de Segurança Pública de Bragança, Bombeiros Voluntários de Bragança, Centro Ciência Viva, Escolas e Agrupamentos de Escolas de Bragança, Clube de Caça e Pesca de Bragança, Conservatório de Música e Dança de Bragança, Coral Brigantino, Associação Académica do IPB, Clube Académico de Bragança, Associação dos Amigos do Campo Redondo, Associação Team Giant, Velo Clube de Bragança, Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, ASCUDT - Associação Sociocultural dos Deficientes de Trás-Os-Montes e RTUB - Real “Tuna Universitária de Bragança Boémios e Trovadores”.






Sem comentários:

Enviar um comentário