quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Alfândega da Fé recebe o escritor Tiago Patrício

A Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé promove, no dia 27 de fevereiro, pelas 12.00h, a apresentação do romance “Mil Novecentos e Setenta e Cinco”, de Tiago Patrício.

Trata-se de uma sessão inserida nas ações de promoção do livro e da leitura destinadas, principalmente, ao público escolar. Uma forma de promover o contacto deste público com a obra e os autores, dando a conhecer as caras e as histórias de quem está por trás do livros. Iniciativas que querem conquistar novos leitores, estimulando os hábitos de leitura e promovendo também a escrita como forma de expressão artística.

Estes encontros têm também procurado divulgar autores que de alguma forma estejam relacionados com a região, quer seja através dos temas que abordam ou pelo facto das suas raízes se encontrarem em Trás-os -Montes. Este é o caso de Tiago Patrício, que aos 9 anos vem residir com a família para Carviçais, Torre de Moncorvo, onde vive até aos 19 anos, altura em que começou a escrever o seu primeiro romance Trás-os-Montes, distinguido com o prémio Agustina Bessa Luís em 2011. 

Com este romance “Mil Novecentos e Setenta e Cinco” Tiago Patrício “regressa” a Trás-os-Montes, numa “viagem improvável a uma aldeia imaginária do nordeste transmontano no ano de viragem de 1975, representada num romance por várias personagens que tentam recuperar formas de vida que estão a desaparecer, em contraste com um novo mundo que se impõe. “ 

Recorde-se que Tiago Patrício é licenciado em farmácia, em 2000 começou a trabalhar em teatro e foi um dos fundadores do Grupo Com-Siso. Escreveu peças para as companhias Teatromosca, de Sintra, Estaca Zero e Ponto Teatro, do Porto. Os seus primeiros poemas e contos foram publicados entre 2007 e 2010 nas coletâneas Jovens Escritores do Clube Português de Artes e Ideias. 

Para além do Agustina Bessa Luís, venceu os prémios Jovens Escritores, Daniel Faria e Natércia Freire de poesia, e a sua peça Checoslováquia recebeu uma menção honrosa no prémio António José da Silva. 

Sónia Lavrador

Sem comentários:

Enviar um comentário