segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Novos negócios na fileira dos enchidos em Bragança

A fileira dos enchidos está a atrair cada vez mais produtores. Nos últimos dois anos sete novas empresas ou cozinhas regionais abriram no concelho de Bragança dedicando-se ao fabrico deste tipo de produto.
De acordo com o vereador da câmara municipal, Gilberto Baptista, esta é uma fileira de negócio que está a crescer, o que se traduziu este ano num aumento de expositores no Festival do Butelo e das Casulas: “Este ano em relação ao ano passado temos mais 3 produtores. 
Em dois anos apareceram mais sete produtores no concelho. Aumentou, mais do que duplicou o número de abates de porcos no matadouro, que são para fumeiro na nossa região. 
Por isso, está-se a transformar num “cluster” interessante”, afirma Gilberto Baptista. 
O enchido genuíno do Nordeste Transmontano e que normalmente é acompanhado por casulas atraiu este ano milhares visitantes à cidade de Bragança. Há quem tenha vindo de propósito degustar ou abastecer-se da iguaria. “Vim de Braga. Já comprei o meu Butelo, uns salpicões, umas chouriças. Isto não é por necessidade nem por curiosidade, é por vício. Viemos pelo passeio e juntámos o útil ao agradável”, explica António Teixeira. 
Artur Ferreira viajou de Guimarães só para comer o Butelo com casulas ao almoço e comprar enchidos na feira. O certame contou este ano com 19 expositores que venderam butelo, casulas entre outros produtos. 
O Festival decorreu também nos 28 restaurantes aderentes à semana gastronómica, que até ontem prepararam o Butelo e as casulas. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário