quinta-feira, 26 de março de 2015

Câmara de Vinhais integra desempregados do concelho

A Câmara Municipal de Vinhais anuncia que integrou no ano passado mais de 100 desempregados do concelho.
A autarquia está a aproveitar os programas de inserção profissional do Instituto de Emprego e Inserção Profissional para reforçar o número de colaboradores e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução do número de desempregados. 
O presidente do Município, Américo Pereira, não tem dúvidas que esta medida é importante para melhorar a situação de alguns desempregados. “Trata-se de um movimento superior a 300 mil euros, em que 75 por cento foram financiados pelo IEFP. 
Vivemos numa altura extremamente difícil e, portanto, tudo aquilo que é possível no sentido de ajudar a melhorar as condições de vida acho que as autarquias têm essa obrigação e nós temos estado atentos e estamos a cumprir com este nosso dever”, realça o edil. Questionado sobre a contratação destas pessoas, Américo Pereira confessa que foi possível criar alguns postos de trabalho, mas lembra que é difícil avançar para a contratação definitiva numa altura em que as autarquias têm várias restrições ao nível da contratação. “Em termos de contratação definitiva depois é mais complicado sendo certo que para alguns tem-se conseguido programas e ocupações mais prolongadas no tempo e alguns mesmo com carácter definitivo, mas nós sabemos que hoje toda a política laboral, ao fim ao cabo todo o trabalho é precário, já lá vai o tempo que tínhamos o mesmo emprego para toda a vida. 
É a opção política que o País tem seguido nesta matéria e, portanto, temos que trabalhar dentro daquilo que são os parâmetros. O que é certo é muitas destas pessoas viram e continuam grande parte delas a ver resolvidos estes problemas de subsistência”, salienta Américo Pereira. 
Para este ano o Município de Vinhais vai continuar a acolher desempregados através destes programas e também jovens recém-licenciados através de estágios profissionais. Ainda assim o desemprego no concelho de Vinhais tem vindo a aumentar. 
Segundo as estatísticas divulgadas pelo IEFP, em Dezembro do ano passado estavam inscritas 446 pessoas, já o mês passado o número subiu para 471 desempregados inscritos no concelho de Vinhais.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário