quinta-feira, 26 de março de 2015

Encomendação das Almas

Pelo segundo ano consecutivo, a Unidade Pastoral Senhora das Graças, reinventando a tradição, organiza a Encomendação das Almas.
Pelo segundo ano consecutivo, a Unidade Pastoral Senhora das Graças, reinventando a tradição, organiza a Encomendação das Almas, com a colaboração do Museu Abade Baçal, em que actuam os grupos paroquiais de Alfaião, Samil, São Pedro e Santo Condestável, para além do grupo Cantares de Antanho e o Coral Brigantino, que recupera textos de autores eruditos que se debruçaram sobre o tema da Paixão, segundo os evangelhos.   
A Encomendação das Almas assenta na tradição católica que se fixou em algumas regiões, tendo como único objectivo a oração pelas Almas do Purgatório, ou seja, daqueles que já partiram mas ainda não se encontravam na comunhão com Deus, expiando ainda as suas faltas.
Por isso, durante a Quaresma, noite cerrada, grupos de pessoas, sobretudo homens, saíam das suas casas e percorrendo quer as ruas das aldeias, quer os caminhos próximos apelavam, aos que dormiam, para que não se esquecessem de orar pelas almas.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário