quarta-feira, 25 de março de 2015

Federações querem exames para a carta de caçador em Bragança

As Federações que representam os caçadores transmontanos estão contra a medida do Governo que concentra os exames para a obtenção da carta de caçador em Vila Real.
O presidente da Federação de Caçadores da 1.ª Região Cinegética assegura que a portaria recentemente publicada foi pedida pela própria Federação depois de não haver exames há mais de um ano. 
Agora, Castanheira Pinto diz que o facto de Bragança ter ficado de fora dos locais para realizar estes exames só pode ter sido um lapso. “Esta portaria foi por nós pedida aquando da feira da caça em Macedo de Cavaleiros ao secretário de Estado que nos prometeu que iria pôr uma portaria cá fora muito em breve para podermos ter uma época de exames, uma vez que a portaria anterior tinha caducado em Dezembro. E qual é o nosso espanto quando vemos na portaria que Bragança era a única capital de distrito que não tinha sido considerada. 
Entendemos isto como um lapso, porque de forma nenhuma podemos considerar que o distrito de Bragança fique de fora e que as pessoas de Miranda e Vimioso e outros locais mais distantes, tenham que se deslocar a Vila Real para poder tirar a carta de caçador”, afirma o presidente desta Federação. Castanheira Pinto adianta que tem já uma reunião marcada com o secretário de Estado que tutela esta área e acredita que a solução que vai ser apresentada pela Federação de Caçadores da 1.ª Região Cinegética vai ser aceite pela tutela. “No próximo dia 31 vamos ter uma reunião com o senhor secretário de Estado para falar sobre o calendário venatório e pedimos também para agendar este assunto. 
Aquilo que nós propomos é que em função do numero de candidatos que haverá em Vila Real ou em Bragança podemos de dois em dois meses alternar e fazer os exames ora em Bragança ora em Vila Real, à semelhança do que já prevê a portaria para a Guarda e Viseu”, realça Castanheira Pinto. 
Também a Federação das Associações de Caçadores Transmontanos e Durienses já fez saber que enviou uma carta ao Ministério da Agricultura a pedir a revogação desta portaria. Álvaro Barreira, técnico-assessor desta Federação, afirma que em Bragança são criadas escolas gratuitas para preparar os candidatos a caçadores para os exames e por isso não entende que tenha sido marginalizada nesta portaria. 
“O distrito de Bragança é dos que tem mais candidatos todos os anos à carta de caçador e além disso no mês anterior aos exames cria escolas de aprendizagem para a preparação para o exame da carta de caçador gratuitas e que se viu marginalizada por esta portaria que não me parece que tenha qualquer justificação, além disso é uma zona de onde há uma grande actividade venatória e daqui a Vila Real são 135 quilómetros”, salienta Álvaro Barreira. 
As Federações que representam os caçadores trasmontanos a pedirem a revogação da portaria, que retira Bragança da lista de locais onde os candidatos a caçadores podem fazer o exame obrigatório para obterem a licença para caçar. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário