segunda-feira, 30 de março de 2015

Fotógrafos captam imagens do Douro Internacional e Montesinho para reunir em roteiro turístico

Um grupo de fotógrafos amadores e profissionais estiveram este fim-de-semana a registar com um olhar diferente e de máquina em punho alguns dos melhores locais dos parques naturais de Montesinho e do Douro Internacional.
O objectivo é reunir as melhores fotos num roteiro turístico da região. Uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Porte, que ontem se focou no Parque Natural do douro Internacional. Para que a informação sobre o vasto património do Douro Internacional esteja mais facilmente acessível é preciso disparar muitas vezes. 
Estas imagens reflectem o que chamou a atenção de quem está a conhecer e vão guiar outros turistas, integrando um roteiro para promover o Norte do país.
A encaminhar o grupo que ontem visitou e fotografou alguns locais de interesse do Parque Natural do Douro Internacional, segue João Nunes, vigilante do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas destaca diversos pontos de interesse na zona protegida. “Esta região, por ser humanizada, tem a particularidade de ter elementos naturais, mais culturais. Temos uma língua uma cultura, uma arquitectura, um 'modus vivendis' e depois, a nível natural, temos as escarpas do Douro que são de uma riqueza ímpar para a nidificação de várias aves, temos uma flora ímpar. 
E tudo isto são, no fundo, pequenas pérolas que se podem explorar durante todo o ano”, entende o vigilante da natureza. 
Natural de Aldeia Nova, Miranda do Douro, João Luís, que já escreveu um livro sobre a localidade, faz por vezes de guia improvisado. “Muitas vezes, mas não podemos considerar guia eu sou um informador, gosto de informar, sobre o que há aqui na zona e daquilo que mais gosto que é a biodiversidade, que somos muito ricos nesse sentido”, frisa. 
Nuno Rêgo de Valongo é um dos sete participantes. Já tinha estado na região, mas acha que o concurso é uma boa maneira de conhecer melhor o local. “Se calhar com um bocado de pesquisa encontramos mas é uma boa maneira de vir conhecer mais facilmente com o guia, no caso os vigilantes que acabam por ter mais conhecimento”, refere. 
As fotos de Nuno ou de um dos outros 6 companheiros do circuito fotográfico vão ilustrar a paisagem do Douro Internacional mostrando as suas maiores potencialidades num guia. Esta é uma reportagem que pode ouvir esta segunda-feira depois do noticiário das 17 horas e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário